Nem mesmo a ausência de Hi Happy, considerado o melhor animal argentino da atualidade, foi capaz de diminuir a confiança dos representantes de Don Inc, ao desembarcar no Rio de Janeiro na última segunda-feira. Eles sabiam de todas as adversidades que iriam passar, como viagem, aclimatação do animal, a temperatura alta na cidade, entre outras coisas. Mesmo assim, exibiam uma confiança fora do comum. Talvez porque, no fundo, sabiam que levariam uma certa vantagem, uma carta na manga para a carreira deste sábado, ponto alto da sabatina no Hipódromo da Gávea. E esta vantagem tinha um nome: Jorge Ricardo, vencedor de mais de 12 mil páreos e recordista de vitórias nesta competição. E não foi por falta de aviso, já que Hernan Gasibe, gerente do Stud Las Monjitas, disse durante a semana que a festa seria brasileira e a vitória argentina. Dito e feito! Depois de brigar galão a galão com Universal Law, o argentino Don Inc, conduzido pelo fora de série J. Ricardo, venceu o Longines Grande Prêmio Latinoamericano (GI) de 2016, cruzando o disco com o tempo de 1:59:14, e entrou de vez para a galeria dos grandes do Hipódromo da Gávea e desta importante prova de Grupo 1.
Por tudo que representava a carreira para o Jockey Club Brasileiro, a vitória de Ricardinho, mesmo que conduzindo um cavalo de outro país, acabou sendo um grande prêmio para as pessoas e para os amigos turfistas presentes no prado carioca. A vitória consagrou o mais do que consagrado piloto brasileiro, que levou o seu sexto título da competição. Já os hermanos, chegaram ao seu quinto triunfo.
O PÁREO
Disputada no 5º páreo do programa, em 2.000 metros na pista de grama do tradicional Hipódromo da Gávea, o Longines GP Latinoamericano (GI) 2016 teve um bom pulo de partida para os 16 participantes. O peruano Street Lolo tratou de puxar a fila e assumiu a primeira colocação. Quiz Kid e Universal Law chegaram para “a festa” do primeiro pelotão, que também tinha Daniel Boone. O defensor do Haras Santa Maria de Araras era o favorito na bolsa de apostas e para os especialistas. Don Inc se colocava em quinto. No lote intermediário, quase que em um páreo à parte, Harlan’s Blue, Nieto Mireyo, Flyer, Some In Tieme, Sensacionale e Bartholomeu exibiam um ritmo bom, mas não o bastante para chegar na ponta. Paint Naif, Rio Allipen, Incentive Boy, Porto Fino, Energia Garoa tentavam chegar para brigar pelas posições dianteiras, mas tinha dificuldades.
Enquanto as posições do lote intermediário mudavam a cada galão, o primeiro pelotão, composto por Street Lolo, Universal Law, Daniel Boone e Don Inc se desgarrava cada vez mais. Mostrava que iriam brigar pela vitória. No final da curva de chegada, Daniel Boone tomou a ponta com um corpo de vantagem e passou a comandar as ações. O final da carreira começava a se desenhar, sempre com os quatro ponteiros.
Na hora do vamos ver, quando o leque se abriu, V. Gil seguia com Daniel Boone em um ritmo muito forte. Porém, Universal Law, conduzido por V. Borges, começou a mostrar o seu talento e, por dentro, assumiu a ponta e colocou vantagem sobre Daniel Boone. A briga pelo título parecia que seria entre os dois brasileiros, os presentes no prado carioca se levantaram das arquibancadas para a consagração dos animais brasileiros. Mas foi aí que apareceu a diferença. Aquela diferença que foi declarada desde o início da semana. J. Ricardo, mostrando extrema leveza, tranquilidade e sagacidade, achou uma brecha por fora e pôs Don Inc de vez na mais do que consagrada galeria dos grandes cavalos da história da competição.
Universal Law chegou em segundo, mas acabou desclassificado e caiu para quarto. Some In Tieme, após uma bela carreira, herdou a segunda colocação. Daniel Boone e o chileno Rio Allipen completaram o placar remunerado. Porto Fino, Flyer, Paint Naif, Nieto Mireyo, Incentive Boy, Energia Garoa, Sensacionale, Bartholomeu, Quiz Kid, Harlan’s Blue e Street Lolo finalizaram a prova.
Veja a ficha completa do vencedor do Longines GP Latinoamericano (GI)
DON INC – Macho, Castanho, 3 anos – Peso aprox.: 475 k
FILIAÇÃO: Include (Broad Brush) e Stromy Dove (Bernstein) PROPRIETÁRIO: Stud Las Monjitas. CRIADOR: Haras La Biznaga. TREINADOR: Carlos D. Etchechoury
ASSISTA ABAIXO A CARREIRA DE J.RICARDO E DON INC