Homenageando uma das grandes éguas do turfe argventino, tanto como corredora (Gran Premio Selección, GP Nacional), quanto como reprodutora (neta de Ante Diem, uma das grandes responsáveis desenvolvimento desta extraordinária linha materna, para muitos a maior do stud-book sulamericano), ontem foi corrida a milha do Clasico Omega (G3), para éguas de três anos e mais idade.
Por meio pescoço, conduzida por Jorge Ruiz Diaz e preparada por Juan C. Etchechoury, a vitoriosa foi a quatro anos Splendid Celebre (foto), uma Peintre Célèbre e Splendida Fitz, por Fitzcarraldo, criação do Haras Firmamento e propriedade do Stud Firmamento. Ganhadora, este ano, do Clasico Asociación de Proprietarios de Caballos de Corrida (G3), em Palermo, deixou em segundo a também quatro anos . Deixou em segundo, a meio pescoco, a também quatro anos Infiltrada (Joel Palacios, treinador, Juan Villagra, treinador, criação da Estaci]ón de Monta La Misión, e de Miguel Repetto propriedade da Caballeriza Quilmes), uma filha de Fotstpinthesand e Ibella, por Lode, primeira, em março, no Clasico Ricardo, Ezequiel Y Ezequiel Miguel Fernandez Guerrico (G2). A terceira, a um corpo e meio, foi La Laguna Azul (Roberto Bullrich, treinador,Juan Norieta up, ceriação e propriedade do Haras Caramangue, cmpeã, no ano passado, do Gran Premio Copa de Plata – Roberto Vasquez Mansilla (G1), em San Isidro, e uma filha de Oren e La Laguna Verce, por Candy Stripes. O tempo foi de 1:37:44.
Igualmente foi corrido o Clasico Peppermint (G2), em 1.400m, para produtos de três anos e mais idade, com o triunfo do seis anos Pick Out (Carlos D. Etchechoury, condução de Adrian Giannetti, criação do Haras Orilla del Monte, propriedade da Caballeriza El Gusy), um filho de Brancusi e Petite Lune, por Nqsty and Bold. Foi seu terceiro triunfo este ano sobre Fasteed Emperor (Emperor Jones e Fast Road, por Rampart Road), que já o havia secundado na milha do Clasico Horacio Bustillo (G3) e no Clasico Southern Halo (G3). Pick Out, aos cinco anos, levantou o Gran Premio Estrellas Mile (G1) e, aos três anos, o Gran Premio Dos Mil Guineas (G1). O tempo foi de 1:21:62.
Da Gerência de Turfe