Sem a presença do ganhador dos 2000 Guinéus ingleses e irlandeses, além do St. James’s Palace Stakes (G1), Gleneagles (Galileo e You’re so Thrilling, por Storm Cat), retirado do páreo pelos seus responsáveis diante do estado da raia, os 2.000m do Irish Champion Stakes (G1), em Leopardstown, ficaram, de ponta a ponta, com o número um da geração de três anos (FOTO), Golden Horn (Cape Cross e Fleche d’Or, por Dubai Destination), campeão do Investec Derby Stakes (G1) e do Eclipse Stakes (G1), levado por Frankie Dettori, cuidado por John Gosden e defensor das cores de A. Oppenheimer.
Mas foi um final polêmico que só foi confirmado, ao contrário do que aconteceu em Doncaster, após uma decisão dos comissários diante do prejuizo que ele causou nos momentos decisivos a Free Eagle (High Chaparral e Polished Gem, por Danehill), da Moyglare Stud Farm, treinamento de Dermot Weld e condução de Pat Smullen, vindo de ganhar o Prince of WAles’sStakes (G1) e que cruzou o disco na terceira colocação.
Desta vez, a reação de grande parte foi contra a não desclassificação
Em segundo, a um corpo do ganhador, a potranca de três anos de Michael Tabor/Derrick Smith/Mrs. Magnier, das cocheiras de Aidan O’Brien e com Seamie Heffernan up. Found (Galileo e Red Evie, por Intikhab), ganhadora do Prix Marcel Boussac (G1), de 2014, e, este ano, segunda no Irish 1000 Guineas (G1), no Coronation Stakes (G1).
Os demais, na ordem de chegada, foram Pleasach, Highland Reel, The Grey Gatsby e Cirrus des Aigles (os dois últimos decepcionando completamente).
O tempo foi de 2:05:41.
Aqui o Irish Champion Stakes em diversos ângulos e mais:
Da Gerência de Turfe