Esta semana entra no ar a nova TV Turfe, trazendo uma roupagem inovadora para as transmissões das corridas no Jockey Club Brasileiro. Câmeras captando todas as imagens em HD, aumento da qualidade dos vídeos que sobem para a internet, novas vinhetas, programas, quadros, tudo para agradar o turfista tradicional e buscar a renovação do público, essencial e imprescindível para o crescimento da atividade no país.
O presidente e o vice da CC do JCB, Pedro Laudo de Camargo e Gustavo Tremonti de Freitas, e o Gerente de Tecnologia de Informação do JCB, Marcelo Cajaíba, falaram com o site do JCB sobre esta nova e importante fase para o turfe carioca:
“A transmissão digital é a condição sine qua non para o envio das nossas imagens para o simulcasting internacional. Com isso, podemos buscar alcançar novos telespectadores, conseguindo vender nosso produto com uma facilidade muito maior. Os turfistas irão notar novas imagens, novas telas, novos ângulos e estamos abertos para ouvir a opinião do nosso público. Esse ganho de qualidade será bom, inclusive, porque irá permitir um melhor julgamento das carreiras por parte da CC e um ganho na qualidade do espetáculo como um todo.
O preenchimento do tempo entre um páreo e outro precisa ser feito com qualidade de informação e é isso que nós estamos buscando. Obviamente que não iremos acertar logo de cara com todas essas mudanças. Por isso, pedimos um pouco de paciência aos telespectadores com essas “novidades”, porque estamos saindo de um contrato longo com outra empresa e vamos precisar adequar uma série de detalhes.
O que vai acontecer é uma mudança de conceito. Estamos deixando para trás uma programação puramente técnica para o turfe e entrando com uma programação voltada à TV, mostrando o turfe como espetáculo. Abrindo uma possibilidade, ao Jockey Club Brasileiro, explorar outras áreas, como por exemplo, para num futuro bem próximo ter um canal turfístico dentro do Brasil, contando com ajuda dos nossos parceiros. Teremos uma televisão atrativa, tecnicamente viável e em condições de se vender como produto.
O Jockey bancou a construção de toda uma estrutura, com cabeamento ótico que permitirá a chegada das câmeras digitais em praticamente todos os pontos do hipódromo, além da construção de um novo CATV (Circuito Aberto de TV) para a transmissão de suas imagens. Por isso, quando fizermos “a virada da chave” no próximo sábado, seja dentro do JCB, pelos smarts, Pc’s ou em casa, será percebido o ganho na qualidade da imagem.”
À frente da nova Tv Turfe estarão Alexandre Moreira Leite e Carlos Amaral do Faro. Alexandre é sócio-gerente da Midmix Entretenimento. Foi editor, redator e produtor internacional do Departamento de Esporte da Rede Globo, onde trabalhou durante 15 anos, sendo cinco deles na cobertura da Fórmula 1. Foi coprodutor da emissora anfitriã dos Jogos Pan-americanos de 2007. Produz e dirige a TV Flamengo para o canal Premiere Clubes e o programa Oficina Motor para o canal +Globosat. Faro é Engenheiro especializado em transmissão de eventos e geração por satélites. Com mais de 30 anos de carreira, produziu, entre outros, o Réveillon de Copacabana, a TV Firjan, jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol, GPs de Fórmula 1, o show dos Rolling Stones no Rio, o Rock in Rio, etapas do Mundial de Surfe, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de 2014. Alexandre falou sobre suas expectativas nesta nova empreitada e os desafios que lhe esperam:
“Todo o processo de implantação será progressivo, em respeito ao público atual da TV Turfe. As primeiras mudanças que serão perceptíveis logo no primeiro dia será a qualidade da imagem, uma vez que estamos trabalhando com câmeras HD, que tem uma iluminação extremamente boa para a corrida noturna e também para as diurnas.
A outra grande modificação será o formato das transmissões que será mais parecido com as da Tvs abertas e fechadas. Aos poucos iremos dividir as transmissões em blocos, com inserções de comerciais, inicialmente institucionais do JCB, mas já formatando com um padrão mais parecido com os dos canais convencionais. Os comentaristas – André Cunha e Celson Afonso – ficarão no ar durante toda a transmissão, com a presença de uma âncora, a atriz Mariana Cortines, que já está trabalhando conosco há um mês, pesquisando e aprendendo sobre o esporte.
Teremos uma programação com matérias sendo exibidas nos intervalos dos páreos falando sobre jóqueis, treinadores, cavalos e curiosidades sobre os esportes. Dois repórteres – Marcelo Smigol e Juliana Dias (ambos na foto com o treinador Leopoldo Cury) – ficarão o rodando pelo paddock, Tribuna dos Profissionais, Social, Especial, entrevistando os profissionais e trazendo curiosidades sobre o turfe, o tempo inteiro, com muita qualidade, de imagem, som e conteúdo.
Precisamos criar uma programação que atenda o turfista de escol e que também seja interessante e atrativa para que quando o telespectador pare no canal da Tv Turfe ele consiga enxergar a beleza desse esporte, que é realizado em um dos locais mais lindos do Rio de Janeiro, tem entrada gratuita e pode proporcionar a ele momentos agradáveis e inesquecíveis, na companhia de amigos e familiares.
Nosso intuito é participar da ideia comum a todos aqui no Jockey, que é reconduzir o turfe aos seus momentos de glória. Para isso, vamos trabalhar com afinco e mostrar ao grande público que a frase do Jair Bala, bastante recorrente aqui no JCB, é uma grande verdade: “Existem emoções que só o turfe pode proporcionar”.
por Fernando Lopes – fotos: Divulgação
Leia mais: