Uma das provas mais tradicionais para dois anos do turfe, os 1.200m do Prix Morny (G1), na linha reta de Deauville, foi corrida hoje em pista pesada. Na história do Morny, nomes como Blushing Groom, Irish River, Arazi, Nonoalco, Coaraze (um dos maiores e mais importantes étalons que serviram entre nós), Corrida, Apollonia, Brantôme e Pearl Cap, podem ser lidos na galeria de seus campeões. Também foram vencedores dois garanhões que vieram aportar aqui: Fanatique e o ótimo Cadir, trazido pelo Haras Vargem Alegre.
A vitória, muito fácil, foi do visitante inglês (que quase foi retirado em virtude das condições da raia) e grande favorito Shalaa (FOTO 1), cuidado por John Gosden, levado por Frankie Dettori e defensor das cores da Al Shaqab Racing (tambem ganhadoras no ano passado via The Wow Signal, uam Starspangedbanner e Murakva, por High Chaparral), um Invencible Spirit e Ghurra, por War Chant), ganhador em pistas inglesas do July Stakes (G2) e do Richmond Stakes (G2). Em segundo, assegurando a dobradinha da Al Shaqaab Racing, a quase dois corpos, Gutaifan (Richard Hannon, treinador, Sean Levey, jóquei), um Dark Angela e Alikhklas, por Lahib, já conhecido dos franceses por ter vencido o Prix Robert Papin (G2).
O tempo foi de 1:13:31.
Outra prova de G1, esta para éguas de quatro anos e mais idade e em dois mil metros, o Prix Jean Romanet, homenageando um dos grandes dirigentes do turfe francês através da hoje extinta Societé D’Encouragement des Courses, foi também disputada na grama pesada de Deauville. Vitória da cinco anos Odeliz (FOTO 2), cuidada por Karl Burke e levada por Adrienus de Vries, uma Falco e Acatama, por Efisio, vinda de quarto no Prix Rotshchild (G1). Em segundo, a pescoço, a quatro anos Bawina (Dubawi e Esneh, apor Sadler’s Wells), dos irmãos Wertheimer, preparo de Carlos Laffona-Parias e condução de Maxime Guyon, vinda de terceiro no mesmo Rothschild. Em terceiro, a 3/4 de corpo, a favorita Avenir Certain (Le Havre e Puggy, por Mark of Esteem), treinada por Jean-Claude Rouget e tendo no dorso Grégory Bénoist. No ano passado, foi ela campeã da Poule d’Essai des Pouliches (G1) e do Prix de Diane (G1).
O tempo foi de 2:14:77.
Da Gerência de Turfe