Com uma excelente noturna de terça-feira (12/06), em que venceu quatro das nove carreiras, somando seis no total da semana, Dalto Duarte chegou a 228 triunfos na temporada. Passando na frente apenas uma vez, Vagner Borges (232) ainda mantém a liderança mas, suspenso na sexta-feira (16/06) e no sábado (17/06), o líder vê sua posição seriamente ameaçada pelo atual bicampeão da estatística.
Todavia, o destaque da semana entre os jóqueis foi Henderson Fernandes (174) com nove êxitos. O jovem de Realengo conquistou a principal carreira do último conjunto de programas, o Clássico Riboletta (L.), com Duplo Dê – filme abaixo – (Haras São José da Serra) e quatro provas dos produtos nascidos em 2009, três com a promissora Geração A do Haras Anderson (Argentine Dodge, Art Pop e Alfalight) e uma com Montardon, do Stud Globo.
Valdinei Gil (102) ganhou quatro páreos, entre eles a Prova Especial Heliaco, no dorso de Salgueiro (Alexandre Cesar Poroca de Melo). Após seu retorno ao turfe carioca, Elisandro Costa encontrou o caminho das pedras e numa semana bastante proveitosa levou três de seus pilotados ao winner’s circle. Venceram duas provas: Marcello Cardoso (101), Marcos Mazini (63), Luan da Silva Machado (60), Jorge Leme, Bruno Reis e Jefferson Coelho. Venceram uma carreira na semana: Ilson Correa (81), Edson Ferreira Filho, Fagner Rodrigues dos Santos e Walber Alencar.
por Fernando Lopes – fotos: Davi Oliveira & João Cotta