A milha do Coronation Stakes (G1), para potrancas de três anos, era a grande prova do dia em Royal Ascot. E ela foi francesa em emocionante final.
Lindamente dirigida por Christophe Soumillon, Ervedya (FOTOS), de Son Altesse Aga Khan, uma Siyouni e Elva, por KIng’s Best), treinada por Jean-Claude Rouget, foi, em arrepiante atropelada, a grande vencedora, firmando-se como a melhor potranca européia (pelo menos) da geracão nesta distância.
Foi a sua terceira apresentação este ano e a sua terceira vitória. Antes, havia levantado o Prix Imprudence (G3) e a Poule d’Essai des Pouliches (G1).
Ela, no disco, livrou pescoço sobre Found (que, em 2014, a suplantara no Prix Marcel Boussaca, G1), treinada apor Adrian O’Brien e levada por Ryan Moore, propriedade de Michael Tabor/Derrick Smith/Mrs. Magnier, uma Galileo e Red Evie, por Intiakhab, vinda de segundo nos Irish 1000 Guineas (G1). A meio corpo, em terceiro, Lucida (Shamardal e Lura, por Street Cry), da Godolphin, preparada por Jim Bolger e com Kevin Manning up, segunda no Qipco 1000 Guineas Stakes (G1), em Newmarket.
O Commonwealth Stakes (G1), 1.200m para produtos de dois anos, pela primeira vez disputado, ficou, facilmente (quase quatro corpos), com Muhaarar (Charles Hills, treinador, Dane O’Neill, jóquei), um Oasis Dream e Tahrir, por Linamix, de Hamdam Al Maktoum, vencedor do Greehaaham Stakes (G3) e vindo de correr (foi oitavo) na milha da Poule d’Essai des Poulains (G1). O tempo foi de 1:12:05.
O King Edward VII Stakes (G2), para produtos de três anos, em 2.400m, foi, por um corpo e meio, de Balios (David Simcock/Jamie Spencer), um Shamardal e Elle Galante, por Galileo, vindo de segundo no Newmarket Stakes (L.). O tempo foi de 2:29:05.
Finalmente, as potrancas de dois anos tiveram o Albany Stakes (G3), em 1.200m. Illuminate (Zoffany e Queen of Start, por Green Desert), do Denford Stud, das cocheiras de Richard Hannon, com Richard Hughes, foi a vencedora por um corpo e meio, Tempo: 1:13:20.
A notar que em sua primeira geração, Zoffany (Dansili e Tyranny, por Machiavellian), daa Coolmore, vencedor, aos dois anos, do Phoenix Stakes (G1) e segundo, aos três, em Royal Ascot, no St. James’s Palace Stakes (G1), para o notável (Galileo e Kind, por Danehill), vem-se revelando um étalon a ser acompanhado com atenção. Ontem, seu Waterloo Bridge foi o vencedor do Norfolk Stakes (G2).
Veja o Coronation Stakes:
Da Gerência de Turfe