Na prova máxima do festival de Epsom, as surpresas disseram ausente.
O grande favorito e invicto (agora em quatro apresentações) Golden Horn (FOTO), um Cape Cross (pai também do fantástico Sea The Stars, o derby-winner de 2009) e Flèche d’Or, por Dubai Destination, de Mr. A. E. Oppenheimer, vindo de vencer em belo estilo o Dante Stakes (G2), foi o mais do que nítido vencedor do Investec Derby Stakes G1), em exibição que encheu os olhos dos experts e para um público estimado em 125 mil pessoas. Ele foi dirigido por Frankie Dettori (em seu segundo Derby, antes ganhador com Authorized em 2007) e tem como treinador John Gosden (seu segundo Derby também, primeiro foi com Bennythedip, em 1997).
lden Horn venceu por três corpos e meio. O segundo foi o seu companheiro de cocheira (treinado também por John Gosden), e que foi dúvida até poucas horas antes do grandíssimo clássico mundial para os três anos, o segundo prefeiro dos apostados e experts, Jack Dobbs (Halling e e Swain’s Gold, por Swain), de Godolphin & Partners, com William Buick no dorso. Curiosamente, vinha de secundar o derby-winner no citado Dante Stakes (G2).
Quatro corpos e meio depois, cruzou em terceiro o filho de Sea The Stars e Love me Only, apor Sadler’s Wells, Storm The Stars, do Sheik Juma Dalmook Al Maktoum, cuidado por William Haggas e dirigido por Pat Cosgrove, segundo no Chester Vase (G3).
A seguir, pela ordem de chegadaa, Giovannuai Canaletto, Epicuris, Kilimanjaro, Hans Holbein, Carbon Dating, Rogue Runner, Moheet, Elm Park (que decepcionou) e Success Days.
O tempo foi de 2:32:32.
Veja a exibicão do filho de Cape Cross:
Da Gerência de Turfe