Um dos maiores azares do páreo, com três apresentações este ano e três descolocações medíocres, Qualify (FOTO), aos dois anos ganhadora do Weld Park Stakes (G3), em Curragh, foi a mais do que surpreendente vencedora da versão 2015 do Investec Oaks (G1), em. 2. 400m.
Filha de Fastnet Rock e Periahelion, por Galileo), treinada por Adrian O’Brien (em seu quinto Oaks inglês, antes com Shahtoush, Imagine, Alexandrova e Was), levada por Colm O’Donoghue, de Mrs. Regalado-Gonzalez, Qualify, aproveitando um final de reta bem confuso, atropelou para cruzar o disco na primeira colocação, com pouco mais de cabeça sobre a favorita (e campeã do Qipco One Thousand Guineas, G1), Legatissimo (Danehill Dancer e Yummy Mummy, por Montjeu< com Ryan Moore (que chegou a sentir o gostinho da vitória), cuidada por David Wachman e defensora das cores de Michael Tabor/Derrick/Smith/Mrs. Magnier.
A dois corpos e meio, em terceiro, outra pouco cotada, Lady of Dubai (Dubawi e Lady of Everest, por Montjeu), com Adam Kirby up, das cocheiras de Luca Cumani e defensora do Sheik Mohammed Obaid Al Maktoum, vinda de ganhar o Height of Fashion Stakes (L.).
A seguir, pela ordem, Diamondandrubies, Jazzi Top, Jack Naylor a responsável pela confusão, Together Forever (muito prejudicada), Al Namaah, Star of Seville, Crystal Zvezda e Bellajeu.
O tempo foi de 2:37:41.
Foram corridas mais duas provas graduadas. Os 1.700m do Princess Elizabeth Stakes (G3), para éguas de três anos e mais idade, ficou com a pilotada do brasileiro Silvestre de Souza Arabian Queen (Dubawi e Barshiba, por Barathea), treinada por David Elsworth, enquanto os também 1.700m do Diomed Stakes (G3), para produtos de três anos e mais, ficaram com Arod, levado por Andrea Atzeni, das cocheiras de Peter Chapple-Hyam, um Teofilo e My Personal Space, por Rahy, vindo de terceiro no Lockinge Stakes (G1).
Veja o Oaks:
Da Gerência de Turfe