Depois de uma verdadeira tempestade (que tornou a raia encharcada) e debaixo ainda de chuva forte, American Pharoah (FOTO), um Pioneerof The Nile e Littleprincessemma, por Yankee Gentleman, grande favorito, venceu de ponta a ponta e de forma esmagadora (vários e vários corpos sobre o segundo – sete corpos) os 1.900 (aprx) do Preakness Stakes (G1), segunda prova da tríplice coroa norte-americana e agora vai a Belmont Park no primeiro sábado de junho para tentar vencer os 2.400m do Belmont Stakes (G1) e sagrar-se o primeiro tríplice coroado dos Estados Unidos desde Affirmed (Exclusive Native e Wont Tell You, por Crafty Admiral), em 1978.
O ganhador também, é claro, do Kentucky Derby (G1), primeira prova da tríaplice, e campeão do Arkansas Derby (G1), preparado por Bob Baffert e levado por Victor Espinoza, não teve adversário. A segunda colocação ficou com o maior azar do páreo, Tale of Verve (Tale of Ekati e Verve, por Unbridled), com Joel Rosario up e cuidado por Dallas Stewart, atropelando, dono de uma vitória e sem qualquer experiência em uma black type race.
Divining Rod (Tapit e Precious e Precious Queen, por Catienus), treinado por Arnaud Delacour e dirigido por Javier Castellano, que tentou acompanhar, desde a largada, o facílimo vencedor, sentiu isso e acabou cedendo a escolta de honra, ficando em terceiro a um corpo.Ele é ganhador do Lexington Stakes (G3) e foi terceiro no Tampa Bay Derby (G2).
A seguir, pela ordem, Dortmund (Big Brown e Our Josephina, por Tale of the Cat), com Martin Garcia, terceiro no Kentucky Derby (G1) e primeiro no Santa Anita Derby (G1) , Mr. Z (Malibu Moon e Stormy Bear, por Storm Cat), terceiro no Arkansas Derby (G1), Danzig Moon (Malibu Moon e Leaveminthedust, por Danzig), quinto no Kentucky Derby (G1), Firing Line (Live of Devil e Sister Girl Blues, por Hold For Gold), segundo no Kentucky Derby (G1), e Bodhisattva (Student Council e Dr. Cheryl P., por Talk is Money).
O tempo foi de 1:58:46.
Veja o galope do candidato à tríplice coroa:
Da Gerência de Turfe