Ontem em Valparaiso, Chile, foram corridos os 1.900m (grama), da Copa Jackson (G2), para produtos de três anos e que marcava o reaparecimento do craque Il Campione (FOTO), um filho do grande Scat Daddy e Global Gold, por Pleasant Tap, após, no início de dezembro, ter derrubado o seu jóquei na partida do St. Leger (G1), em 2.200m.
E ele o fez em grandíssimo estilo confirmando ser ele realmente o melhor corredor da terra de Cencerro, Trenzado e Figurón, em muitos e muitos anos. Ganhador da Polla de Potrillos (G1), do Clásico Nacional Ricardo Lyon (G1), e do El Ensayo (G1), o defensor das cores do Stud Alvidal (do volante chileno da Juventus, Arturo Vidal), criação do Haras Paso Nevado, treinado por Sergio Inda e com Hector Berrios up, venceu a puro galope deixando o segundo colocado, Katmai (do mesmo criador), um também Scat Daddy e Kossanova, por Fly So free, do Stud Quincho, cuidado por Juan Pablo Baeza, levado por Alejandro Maureira, a mais de quatro corpos. Katmai havia sido quinto no El Ensayo e terceiro no Ricardo Lyon.
Para muitos, pelo que se lê, Il Campione e o argentino Blues Traveler (Equal Stripes e Barby Parade, por Parade Marshal), criação do Haras Abolengo e brilhante ganhador do Gran Premio Jockey Club (G1), em San Isidro, antes de ir para Estados Unido, são os dois melhores corredores sulamericanos nascidos em 2011.
O tempo foi 1:53:28.
Veja a bela vitória do craque chileno>
Da Gerência de Turfe