Os 1.200m, para dois, do Critérium de Maisons-Laffite (G2), corridos há pouco, tiveram como vencedor o visitante inglês, treinado por Tim Easterby e levado por David Allan, Mattmu (FOTO 1), um Indesatchel e Katie Boo, por Namid), criação e propriedade de James Bowers, vindo de vencer em York, o Rockingham Stakes (L.). Em segundo, a um corpo, a potranca francesa Queen Bee (Le Havre e Pan Tadeus, por Kyllachy), de Gérard-Augustin Normand, preparada por Elie Lellouche e com Grégory Bénoist up, quinta no Prix Marcel Boussac (G1), corrido no dia do Arc. Em terceiro, a quase dois corpos, o potro francês de Guy Pariente (criador e proprietário), treinado por Henri Alex-Pantall e levado por Fabrice Veron, Goken (Kendargent e Gooseley Chope, por Indian Rocket), quarto no Prix Morny (G1). O tempo, em terreno pesado, foi de 1:13:35.
As potrancas de dois anos correram os 1.400m do Prix Miesque (G3), que homenageia uma das maiores flyers de todos tempos, criação e propriedade da família Niarchos, uma Nureyev e Pasadoble, por Prove Out, campeã do Prix Marcel Boussac (G1), do Prix de la Salamandre (G1), do Prix Jacques le Marois (G1), por duas vezes, do Prix du Moulin de Longchamp (G1), da Poule d’Essai des Pouliches (G1), das One Thousand Guineas (G1), do Prix d’Ispahan (G1) e bicampeã da Breeder’s Cup Mile (G1). Bela reprodutora também como atestam os nomes de Kingmambo e East of the Moon, sendo que o seu filho Miesque’s Son serviu temporariamente no Brasil estacionado no Haras Calunga. E, no sábado, viu seu descendente Karakontie (Bernstein), de mesma criação e defensor das mesmas cores, já ganhador da Poule d’Essai des Poulains (G1) e do Prix Jean-Luc Lagardère (G1), levantar a Breeder’s Cup Mile (G1), também como ela.
A heroina do Miesque 2014 foi (FOTO 2), com firmeza (dois corpos sobre a segunda), Ameenah, das cores de Jean-Claude Seroul, levada por Frank Blondel e treinada por Frédéric Rossi, uma filha de American Post e Miximaa, por Anabaa), segunda o Critérium de Lyon (L.). Sua escoltante foi a representante da família Niarchos (criação e propriedade), Night of Light (Pascal Bary, treinador, Stéphane Pasquier, jóquei), uma Sea The Stars e Celestial Lagoon, por Sunday Silence, segunda no Prix d’Aumale (G3).O tempo foi de 1:30:49.
Finalmente, teve, para os três anos e mais idade, o Prix de Seine-et-Oise (G3), em 1.200m. Em primeiro (FOTO 3), treinado por Henri-Alex Pantall e com Mickael Barzalona no dorso, com 3/4 de corpo sobre o segundo, Gammarth (Layman e Emouna Queen, por Indian Ridge), segundo no Prix de Meautry (G3). Em segundo, Caledonia Lady (Firebreak e Granuaile O’Malley, por Mark of Esteem), trceinada por Mme. Bollacka-Badel e levada por Alexis Badel, terceira no Prix du Petit-Couvert (G3). Em terceira, a pouco mais de pescoço, Catcall (One Cool Cat e Jurata, por Polish Precedent), cuidado por Philippe Sogorb e com Olivier Peslier up, ganhador do Prix de Saint-Georges (G3) e segundo no Prix du Gros-Chêne (G2). O tempo foi de 1:13:38.
O Critérium:
O Prix Miesque:
O Seine-et-Oise:
Da Gerência de Turfe