No fundamental Racing Post Trophy (G1), em Ascot, fácil vitória de Elm Park » Jockey Club Brasileiro - Turfe

No fundamental Racing Post Trophy (G1), em Ascot, fácil vitória de Elm Park

Esta prova na milha para dois anos (para muitos, a grosso modo,  Grand Critérium inglês ou o Criterium dos Dois Anos), corrida hoje em Doncaster (a última de G1 do calendário inglês) tem mais de um ciclo.

elm-park-celestial-path-aloft_3221038

Criada em 1961, era chamada de Timeform Gold Cup, pois o Timeform de seu criador, John Bull, era o  patrocinador. Depois, a partir de 1965 até 1975 (em 1971, com a criação das graded races foi logo classificada na graduação máxima, isto é, de Grupo 1), passou a ser a Observer Gold Cup, quando o jornal The Observer entrou no lugar do Timeform. De seus ganhadores, Vaguely Noble, High Top e Green Dancer. De 1976 a 1984, a casa de apostas William Hill, o seu nome virou Futurity Stakes. Destaque absoluto para Reference Point. Além disso Sporting Yankee que aqui serviu também venceu. Isso sem falar de Emmson, pai do tríplice coroado carioca Groove. E desde 1989, ganhou o título atual com vitórias de High Chaparral, Motivator, Authorized, St. Nicholas Abbey e Camelot.

Logo em sua história, infelizmente de muitos nomes, constam cinco derby-winners da Inglaterra: Reference Point, High Chaparral, Motivator (o pai da fantástica Trêve), Authorized e Camelot.

A versão deste ano, há pouco corrida em Doncaster, a fácil vitória (FOTO)  ficou com Elm Park (agora, quatro vitórias em cinco apresentacões e já ganhador do Royal Lodge Stakes, G2), um Phoenix Reach e Lady Brora, por Dashing Blade. O defensor das cores de da Qatar Racing (que ele leva) e do Kingsclere Racing (também o seu criador), preparado por Andrew Balding e levado por Andrea Atzeni, deixou o segundo colocado a praticamente três corpos. Foi ele o potro treinado por Aidan O’Brien e com William Buick up, Aloft (Galileo e Dietrich, por Storm Cat), de Derrick Smith/Mrs. Magnier/Michael Tabor. A meio corpo, em terceiro, Celestial Path (Sir Mark Prescott, treinador, Luke Morris, jóquei), um Footstepinthesand e Miss Kittyhawk, por Hawk King, até então invicto e primeiro no Ascendant Stakes (L.).

Correram oito e o tempo foi de, em pista muito macia, 1:43:82.

A vitória de Elm Park:

Da Gerência de Turfe

 

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo