Octávio Dupont, um dos mestres da veterinária no mundo » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Octávio Dupont, um dos mestres da veterinária no mundo

octavio dupontProfessor emérito da Universidade Rural do Rio de Janeiro, Octávio Dupont (Octave-Jules Dupont) trouxe dois diplomas da Bélgica, onde nasceu, um de médico e outro de veterinário. Sua competência e dignidade fizeram com que o Jockey Club Brasileiro lhe concedesse o título de sócio honorário, dando, ainda, o seu nome ao modelar hospital veterinário, localizado na Vila Hípica do Hipódromo da Gávea.

Octávio Dupont foi sem dúvida um dos mestres da veterinária em todo o mundo, recebeu inúmeros títulos, tanto na Bélgica como em nosso país. Um deles, o 1º Prêmio Linneo de Paula Machado, de 1950, que é considerado o melhor trabalho apresentado sobre o cavalo de corrida. Outro foi a condecoração, por Sua Majestade, o Rei da Bélgica, com a comenda de Chevalier de L’Ordre de Léopold.

Como vem acontecendo ao longo dos anos, o Jockey Club Brasileiro homenageia Octávio Dupont, em 2024, pela segunda vez com uma carreira de G3 em seu nome.

APPLE HONEYA prova tornou-se uma dais mais tradicionais do calendário nobre carioca, tendo em sua lista de vencedoras éguas de grande expressão na pista e na reprodução, como, entre outras: Apple Honey (Haras São José e Expedictus), mãe do fenômeno Itajara; Sweet Honey (Haras São José da Serra), mãe de Sweet Eternity, Suspicious Mind e Sirena, todos G1 winner; Miss Dourness (Haras Santa Ana do Rio Grande), mãe de Don Piazzolla, Pleni Turbo (Stud São Francisco da Serra), mãe do Tríplice Coroado Plenty Of Kicks; Irish Lover (Stud Gold Horse), Re Thong (Stud Capitão); Desejada Duda e Colorado Girl (ambas do Stud Alvarenga), Gaivina e Helquis (as duas do Haras Santa Maria de Araras).

Na sua versão 2024, o páreo, programado para 1.500 metros, traz à pista de grama cinco potrancas de três anos, são elas:

Ethereum (Stud New Bridge); Nicole Kidman e Niver Ball (as duas do Haras Santa Maria de Araras); Sorte Pura (Stud Eternamente Rio) e Vanessa da Pata (Haras Doce Vale).

Da Redação – Fotos: Arquivo JCB

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo