No último dia do grande meeting de Doncaster, a atração maior (de todo o meeting, é claro) foi a disputa dos 2.900m (aprx) do St. Leger Stakes (G1), terceira prova da tríplice coroa inglesa, para produtos de três anos.
E a vitória ficou com o favorito (segundo no Investec Derby Stakes, G1, para Australia, e que vinha de quarto no Eclipse Stakes, G1), Kingston Hill (FOTO 1), um tordilho filho de Mastercraftsaman e Audacieuse, por Rainbow Quest, treinado por Roger Varian, levado por Andrea Atzeni, propriedade de Paul Smith (filho de Derrick Smith, da Coolmore, que viu o páreo e partiu para a Irlanda a fim de ver o seu Australia no Irish Champion Stakes, G1, em Leopardstown). Pouco mais de um corpo o separou de Romsdal (John Gosden, treinador, William Buick, jóquei, da Princesa Haya da Jordânia), um Halling e Pure Song, por Singspiel, terceiro no citado Derby Stakes. A dois corpos, em terceiro, o segundo favorito Snow Sky, de Khalid Abdullah, um Nayef e Winter Silence, por Dansili, ganhador do Gordon Stakes (G3) e segundo no Great Voltigeur Stakes (G2), que tem Sir Michael Stoute como treinador e James Doyle como jóquei. Houve sindicância por causa de um movimento forte para dentro prejudicando os seus escoltantes (mais o terceiro colocado) mas o páreo foi confirmado pelos comissários e Odeon foi retirado por estar usando aparelhagem não comunicada. O tempo foi de 3:05:42.
O favorito Estidhkaar (FOTO 2) confirmou as expectativas foi o vencedor do Champagne Stakes (G2), 1.400m, para produtos de dois anos, prova que foi vencida, entre outros, por Wollow, Grundy, Breeder’s Dream (que serviu aqui e p;ai do maravilhoso Duplex), Abernant, Petition, Mahmoud, Fairway, Mumtaz Mahal, Tetratema e Pretty Polly. Já ganhador do Superlative Stakes (G2), é um filho de Dark Angel e Danetime Out, por Danetime, treinado por Richard Hannon, com Paul Hanagan no dorso, e propriedade de Hamdam Al Maktoum. Em segundo, a pouco mais de um corpo, War Envoy (War Front e La Conseillade, por Elusive Quality), de Mrs. Magnier/Michael Tabor/Derrick Smith/Joseph Allen (seu criador), treinado por Aidan O’Brien e com Ryan Moore up. Ele havia sido terceiro no Railway Stakes (G2) e no Tower Stakes (G3). O tempo: 1:24:18.
Finalmente, para três anos e mais, houve os 1.400m do Park Stakes (G2), dominados por Ansgar (Sabrina Harty, treinadora, James Doyle, jóquei), um seis anos filho de Celting Swing e Jemmy’s Girl, por Pennekamp, ganhador, este ano, do Supreme Stakes (G3) e do Minstrel Stakes (G3). Em segundo, a meio corpo, preparado por Roger Varian e levado por Paul Hanagan, o cinco anos Aljamaaheer (Dubawi e Kelly Nicole, por Rainbow Quest), de Hamdam Al Maktoum, e terceiro, em Royal Ascot, no Diamond Jubilee Stakes (G1). O tempo foi de 1:22:41.
O St. Leger Stakes:
O Champagne Stakes:
O Park Stakes:
Da Gerência de Turfe