Certamente, o Coaching Club American Oaks (G1), conhecido por CCA Oaks, é das grandes provas do turfe norte-americano. Corrido há algum tempo em Saratoga (Belmont e Acqueduct já foram seus palco) na distância de 1.800m, é reservado para potrancas de três anos e, na sua história, lê-se, apenas para citar alguns, nomes vencedores como My Flag, Our Mims, Ruffian, Chris Evert, Shuvee, Bramalea, Cherokee Rose e Vagrancy.
Ontem, de forma impressionante e por cinco corpos de vantagem, a vitória (FOTO 1) ficou com Stopachargingmaria (Tale of the Cat e Exotic Bloom, por Montbrook), propriedade de Repole Stables, treinada por Todd Pletcher e tendo como jóquei Javier Castellano, que vinha de levantar o Black-Eyed Susan Stakes (G1), em Pimlico. Treinada por Dallas Stewart e conduzida por Joel Rosario, Unbridle Forever, de propriedade de Charles Fipke, também seu criador, uma Unbridled’s Song e Lemon’s Forever, por Lemon Drop Kid, terceira no Kentucky Oaks (G1) e no Acorn Stakes (G1), foi a sua escoltante. Em terceiro, a quatro corpos, Miss Besilu (Medaglia D’Oro e Quiet Dance, por Quiet American), de Besilu Stables, preparada por William Mott e com Jose Lezcano up. Correram seis e o tempo foi de 1:49:80. A registrar que a belíssima ganhadora do Kentucky Oaks (G1) e do Mother Goose Stakes (G1), Untapable (Tapit e Fun House, por Prized), não correu por que seus responsáveis optaram por corrê-la, contra os machos, nos 1.800m do Haskell Invitational Stakes (G1), a ser corrido em Monmouth Park.
Enquanto isso, em Del Mar, houve, ontem, os também dos 1.800m, mas na grama, do Eddie Read Stakes (G1), para três anos e mais idade, criado em 1974, tem entre os seus vencedores os classic sires no Brasil, Effervescing e Tsunami Slew.
Vitória de Tom’s Tribute (FOTO 2), um quatro anos treinado por James Cassidy e dirigido por Mike Smith, um Lion Heart e Halloween Fun, apor El Prado, vindo de terceiro no Showmaker Mile Stakes (G1). Dominou por pouco mais de um corpo Summer Front, de cinco anos, preparado por Christophe Clement e com Joe Bravo up, um filho de War Front e Rose of Summer, por El Prado, segundo no citado Shoemaker Mile Stakes. Em terceiro, um quatro anos criado pelo Haras Santa Maria de Araras, filho da clássica Orma Giusta (Royal Academy e Special Lady, por Lode), ganhadora, na Gávea, do Grande Prêmio Carlos Telles e Carlos Gilberto da Rocha Faria (G2), em 2.000m. O seu pai é Spring At Last (Silver Deputy). Seis correram e o tempo foi de 1:46:01
Aqui o CCA Oaks:
E o Eddie Read Stakes:
Da Gerência de Turfe