No primeiro dia do grande meeting, o Royal Ascot, a grande atração era a milha, para três anos, do St. James’s Palace Stakes (G1) e o novo encontro de Kingman (Invencible Spirit e Zenda, por Zamindar), de Khalid Abdullah, recente e impressionante campeão do Irish 2000 Guineas (G1) e do Greenham Stakes (G3), e seu surpreendente dominador (por meio corpo) no Qipco 2000 Guineas Stakes (G1), Night of Thunder (Dubawi e Forest Storm, por Galileo), de propriedade de Saeed Manana, que havia sido massacrado por ele no citado Greenham Stakes.
E o potro da Juddmonte deu um show (FOTO 1). Treinado por John Gosden e pilotado por James Doyle, em belíssima aceleração final e com total facilidade (seu piloto olhando para trás), conseguiu uma insofismável revanche sobre o filho de Dubawi (preparado por Richard Hannon e levado por Richard Hughes), que foi o seu runner-up. O tempo: 1:39:06.
Outro belo resultado, também em uma milha (para quatro anos e mais) e em linha reta, foi o do Queen Anne Stakes (G1), que abriu a festa. Por 3/4 de corpo (FOTO 2), ganhador do Sussex Stakes (G1), de 2013, e segundo no St. James’s Palace Stakes (G1), o vencedor foi Toronado (High Chaparral e Wana Doo, por Grand Slam), propriedade de Al Shaqab, treinamento de Richard Hannon e pilotado por Richard Hughes, com 3/4 de corpo sobre Verrazzano (propriedade de Mrs. John Magnier/Michael Tabor/Derrick Smith, com Joseph O’Brien up e cuidado por Adrian O’Brien), um More Than Ready e Enchanted Rock, por Giant’s Causeway, com campanha basicamente nos Estados Unidos e que havia estreado na Inglaterra, este ano, com um terceiro no Lockinge Stakes (G1), vencido por Olympic Glory (Choisir e Acidanthera, por Alzao). O terceiro foi o irmão próprio de Goldikova, Anodin (Anabaa e Born Gold, por Blushing Groom), dos irmãos Wertheimer, v indo de segundo para Cirrus des Aigles (Even Top e Taille de Guêpe, por Septième Cel), nos 1.850m do Prix d’Ispahan (G1). O tempo foi de 1:37:73.
Ainda teve mais uma prova de graduação máxima, o King’s Stand Stakes (G1), no quilômetro, que teve como vencedor (firme) Solo Power (Kyllachy e Demerger, por Distant View), alcançando o bi campeoneto, tendo Richard Hughes no dorso. O comentadissimo Shea Shea (segundo no ano passado), da Africa do Sul, Shea Shea (National Emblem e Yankee Clipper, por Jallad), fracasso, chegando em décimo primeiro (correram 16). O tempo foi de 58:95.
Veja a vitória de Toronado:
Veja a vitória de Kingman:
Da Gerência de Turfe