Antes do Kentucky Derby (G1), duas provas de gradução máxima foram corridas em Churchill Downs.
Os 1.800m do Woodford Reserve Turf Classic (G1), viu o campeão Wise Dan (Wiseman’s Ferry e Lisa Danielle, por Wolf Power), voltar a ganhar mesmo que praticamente no último pulo (FOTO 1). Criação e propriedade de Moerton Fink, treonado por Charles Lopresti e levado por John Velazquez. Focinho o separou de Seek Again (Speightstown e Light Jig, por Danehill), da Juddmonte (criação e propriedade), preparado por William Mott e com Joel Rosario up. A pouco mais de um corpo, em terceiro, Boisterous (Distorted Humor e Emanating, por Cox’s Ridge), criação de Cynthia Phipps, propriedade de Gary Barber, tendo Todd Pletcher como treinador e Javier Castellano como jóquei. O tempo foi de 1:47:73.
Ele se tornou o bicampeão da prova, feito alcançado pelo brasileiro Einstein (Spend A Buck e Gay Charm, por Ghadeer), criação de Fazenda Mondesir, em 2008 e 2009. Wise Dan foi Eclipse Award de Cavalo de Mais Idade, de Grama e de Animal do Ano, em 2012 e 2013. Tem dez vitórias em provas de G1, entre ela o bicampeonato da Breeder’s Cup Mile (G1), o bicampeonato da Maker’s 46 Mile (G1), da prova de hoje, da Shadwell Turf Mile (G1), entre outros,
Antes, houve o Humana Distaff (G1), em 1.400m, para éguas de quatro anos e mais idade com o triunfo fácil (FOTO 2) de Midnight Lucky (Midnight Lute e Citiview, por Citidancer), criação de C. Kidder, J.K. Griggs & Linda Griggs, propriedade de Karl Watson, Michael Pegram e Paul Weitman, aos cuidados de Bob Baffert e levada por Rosie Napravnik, que, ontem, ganhou, o Kentucky Oaks (G1). O tempo foi de 1:22:23.
Da Gerência de Turfe