A tarde de ontem na terra de Raymond Chandler, em termos de turfe, pode ser descrita como a tarde do caminho de Churchill Downs, onde, na primeira semana de maio, serão corridos o Kentucky Derby (G1) e o Kentucky Oaks (G1).
Em Santa Anita, no prestigiado Santa Anita Derby (G1), em 1.800m, venceu California Chrome (FOTO 1), um Lucky Pulpit e Love The Chase, por Not for Love, criação de Martin Perry & Steve Coburn, também os seus proprietários, treinamento de Art Sherman e levado por Victor Espinoza. Foi a sua sexta vitória tendo antes vencido o San Felipe Stakes (G2). Uma vitória fácil, cinco corpos e 1/4 à frente de Hoppertunity (Any Given Saturday e Refugee, por Unaccounted For, da cocheiras de Bob Baffert e com Mike Smith up, vencedor do Rebel Stakes (G2). O terceiro, pouco mais de três corpos depois, foi Candy Boy, filho do argentino Candy Ride e She’s an Eleven, por In Excess, ganhador do Robert B. Lewis Stakes (G2), treinamento de John Sadler e com Gary Stevens up. O tempo foi de 1:47:52.
Já os 1.700m do Santa Anita Oaks (G1), em 1.700m, A ganhadora, montada por Gary Stevens, treinamento de Simon Callaghan, criação de Springland Farm & Fox Hill Garms Inc, propriedade de Michael Tabor e Arnold Zetcher Llc, foi Fashion Plate (FOTO 2) uma filha de Old Fashioned e Miss Puzzle, por Citidancer, invicta em três apresentações e campeã do Las Virgines S takes (G1), Derrotou por pouco mais de um corpo, a ganhadora da Breeder’s Cup Juvenile Fillies (G1), Ria Antonia (Rockport Harbor e Beer Baroness, por Mr. Greeley), preparada por Bob Baffert e conduzida por Mike Smith. A quase quatro corpos, em terceiro, Bajan (mesmo treinador da ganhadora e com Joe Talamo up), uma Speightstown e Critikal Reason, por Aptitude. O tempo foi de 1:42:97.
Já em Acqueduct, em 1.800m, houve o tradicionalíssimo Wood Memorial Stakes (G1). Montado por Rajiv Maragh, cuidado por James Jerkens, o campeão foi (FOTO 3), Wicked Strong (Hard Spun e Moyne Abbey, por Charismatic), criação de William F. Lynn, propriedade de Centennial Farms. Seu runner-up foi Samraat (Noble Causeway e Little Indian Girl, por Indian Charlie), ganhador do Gotham Stakes (G3) e do Wither Stakes (G3). Treinado por Richard Violette Jr. e levado por Jose Ortiz, ele cruzou o disco três corpos e meio do vencedor. O terceiro, a focinho, foi Social Inclusion (Pioneerof The Nile, por Saint Bernadette, por Saint Ballado), treinado por Manuel Azpurrua e com Luis Contreras up. Tempo: 1:49:31.
Acqueduct viu igualmente a impressionane vitória (mais de sete corpos sobre a segunda) de My Miss Sophia (Unbridled.s Song e Wildwood Flower, por Langfuhr), criação de John Gunther, propriedade de Mathis Stable, treinamento de Todd Pletcher e levada por Javier Castellano, nos 1.800m do Gazelle Stakes (G2), a prova que serve de teste para o Kentucky Oaks. A sua longínqua escoltante foi Got Lucky (A.P. Indy e Malka, por Deputy Minister), das cocheiras de Todd Pletcher e com John Velazquez up, segunda no Demoiselle Stakes (G2) e no Rachel Alexandra Stakes (G3). Tempo: 1:50:48.
Da Gerência de Turfe