Ethereum, a Rainha das Pistas, vai correr o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro
Melhor fêmea do Brasil na atualidade, Ethereum irá correr a Terceira Prova da Tríplice Coroa de Potrancas, o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1-2400mG). Chegou a ser cogitada sua inscrição no GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro, contra os machos, mas a opção, agora, foi enfrentar as fêmeas. Porém, caso vença o Zélia, a castanha do Stud New Bridge deve ser inscrita diretamente no GP Brasil (G1-2400mG). Vale lembrar que, este ano, o Meeting do GP Brasil acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho.
No sábado (15) foi realizado um almoço no Haras Clark Leite, de Luis Oswaldo Leite, em Teresópolis, no intuito de mostrar os potros da Geração 2023, que já chegaram, oriundos de Bagé, onde são nascidos e criados, e seguem para Teresópolis para finalizar a recria e iniciá-los no andador, visando a preparação respiratória e muscular, como tem ocorrido com as ultimas gerações do Haras Clark Leite.
Estiveram presentes em Teresópolis: Richard D’Avila (Stud Blue Montain), Luiz Octavio (Haras Iposeras), Diogo Vianna (Coudelaria Atafona) e Arthur Stern (Coudelaria Atafona em sociedade com Diogo Vianna), Jorge Olympio Teixera dos Santos, Lucas Eller (hipólogo e Leiloeiro), Marcio (Stud MM), Luis Felipe Brandão dos Santos (Stud Eternamente Rio), José Carlos Fragoso Pires Junior (Haras Santa Ana do Rio Grande) e José Carlos Prober (Stud Printemps).
Segundo a opinião dos presentes, os potros e potrancas estão todos muito bonitos. As excelentes filiações dos produtoss foi o ponto alto da animada conversa. O Haras Clark Leite fará, em breve, um café da manhã em sua cocheira na Gávea, para mostrar os animais na semana do Leilão em que estes farão parte e já aproveita o momento para estender o convite à todos os proprietários e treinadores.
Eternamente Rio e Jaime Aragão, uma parceria que já deu certo! O treinador Jaime Aragão recebeu recentemente dois animais do consagrado Stud Eternamente Rio para treinamento e não decepcionou. Já mandou a Carta Régia para o disco. Certamente mais animais virão para o excelente treinador que, em abril, irá a Bagé revisar os produtos do Eternamente Rio que irão a leilão em junho. Boa sorte à nova parceria!
Depois de um tempo parado, US Sobral animou seu proprietário, o Stud Rancho Flash. Na última corrida, perdeu de forma incrível, sendo superado apenas nos metros finais. Esse desempenho deixou sua equipe confiante de que, desta vez, acertaram com o valente corredor, treinado pelo excelente R. Morgado Neto.
O aprendiz João Victor, muito bem chamado de “Furacão da Madalena” pelo locutor Thiago Guedes, está liderando a estatística carioca e pode ser mais um pernambucano a vencer oriundo da escola de aprendizes, repetindo os feitos de Leandro Henrique, que também iniciou na Madalena, em Recife.
Silk Sonic, do Haras Figueira do Lago, venceu linda corrida. Ótimo preparo de Venâncio Nahid. Sempre tida em boa conta pela equipe, a potranca deverá ser inscrita em prova graduada na sequência. Dona Bárbara Magalhães comemorou muito, direto de São Paulo.
Bubbly Rain venceu o GP 14 de Março (G3-2400mG) em Cidade Jardim, inclusive tendo a melhor direção da semana. Carlos Lavor deu mais uma vitória ao animal do Haras H.Oliva, que deve correr o GP São Paulo com chance dilatada de vitória e, na sequência, o GP Brasil. Parabéns, em especial, ao excelente treinador Luiz Roberto Feltran.
Like It Hot, do Stud Verde, criada pelo Haras Estrela Nova, no Haras Fronteira P.A.P., deu um show na pista cronometrando com facilidade 56seg nos 1.000 metros grama. Como de hábito, excelente trabalho do treinador L. Esteves e da veterinaria Adriana Lioi (sua esposa). Por falar em Stud Verde, Jimbongo, após excelente atuação, formando a dupla no GP Luiz Fernando Cirne Lima (G3-2000mG), pode ser anotado no GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro (G1-2400mG).
Na próxima segunda-feira assinará montarias o novo aluno da escola de aprendizes. Pedro Assis, oriundo de Pernambuco, já vencedor na Madalena. Mais uma grande promessa de vitórias. Vale salientar que ele venceu o páreo de alunos de forma exuberante (VÍDEO ACIMA).
Dr. André Luiz Dumortout de Mendonça essa semana ganhou duas corridas, através de
Go Thomas e Charbell. O advogado aos poucos deverá adquirir mais cavalos juntamente com seu fiel escudeiro, o Dr. Francisco de Paula Elias Filho.
Nesse domingo teremos duas provas nobres para a Geração 2022. No GP Conde de Herzberg (G2-1400mG) destaque para os animais do Stud Red Rafa: Total Magic e Torres Garcia, que deverão ser os preferidos do público apostador. Muito cuidado com o paulista Zafar, que está invicto em Cidade Jardim e pode assustar, assim como Off The Curve, Tengo Tengo e Open The Door, que melhoraram em privados.
No páreo de potrancas, o GP Adayr Eyras de Araújo (G2-1400mG), destacam-se Tota Tola e Endless Love, que devem ser as favoritas das provas, após suas belas estreias.
Tzatziki, Tutifruti e Welcome Baby podem estragar a festa das mais cotadas.
Dylan Machado levantou os dois melhores páreos de 700 metros do turfe brasileiro no ano de 2025, o GP Turfe Gaúcho, com Goodcat, e o GP Turfe Paranaense, no dorso Zharkar, ambos correndo de trás. Dylan segue montando no Cristal e, em breve, irá para os EUA.
O cavalo Otoniel venceu linda corrida no GP Presidente do Conselho do Jockey Club (G3) na direção de João Moreira. O animal do Haras Cifra deverá correr o GP Presidente da República (G2-1600mG) no festival paulista e na sequência atuará no Meeting do GP Brasil 2025.
Parabéns à toda equipe do treinador Cristiano Oliveira e Haras Santa Maria de Araras.
A farda venceu com Order And Progress, Ocasião Vip que deu um show, mostrando qualidades e, Madame Boone, no páreo de turma, contra os machos. Ótimo trabalho do veterinário Alexandre Dornelles.
por Leandro Mancuso