Faleceu na tarde deste domingo, 19 de janeiro, no RJ, o jornalista Léo Batista.
João Batista Belinaso Neto, nascido em Cordeirópolis, interior de São Paulo, “pegou” o Léo de sua irmã, Leonilda, para usar o nome artístico de Léo Batista. Ele ingressou na Rede Globo em 1970 – e no Sistema Globo, na década de 50. Léo fez sua última aparição na TV em 28 de dezembro, no Globo Esporte.
Um dos ícones do jornalismo no Brasil, Léo estava com 92 anos e lutava contra um tumor no pâncreas. Ele estava internado desde 06 de janeiro.
Querido, admirado e respeitado por todos, Léo Batsita foi homenageado pelo Jockey Club Brasileiro em duas oportunidades.
Em 2012, quando completou 80 anos, o profissional esteve presente ao Hipódromo da Gávea para a premiação de uma carreira que levou o seu nome, celebrando a marcante data. Amigaço, do Stud Gata da Serra, ficou com a primeira colocação.
Depois, em 2019, Leo emprestou o seu nome para o Clássico Imprensa – Taça Léo Batista (L.) – vencido por Lady Angel (Haras Guamiranga). O jornalista esbanjou simpatia e carisma pelo prado carioca. Deu entrevista na Tv Turfe e ficou um bom tempo tirando fotos, com profissionais do turfe e turfistas.
Hoje, o homem da “Voz Marcante” nos deixou, porém, seu legado ficará para sempre.
Obrigado, Léo Batista!
por Fernando Lopes – fotos: Gerson Martins & Sylvio Rondinelli