Mostrando velocidade e que estava muito pronta para a estreia, Tota Tola conquistou a primeira eliminatória da Geração 2022 no Hipódromo da Gávea. A disputa foi realizada em 1.000 metros, pista de grama macia, com três metros de cerca móvel, neste domingo, 12 de janeiro.
Tota Tola e Nice Sunset pularam bem e dividiam a primeira colocação. Tesoura Voadora vinha próxima das duas. Aero Jet, na partida, sobrou para a última posição.
Na reta, sempre mais fácil, Tota Tola logo dominou a carreira. Nice Sunset mantinha-se em segundo, mas Cisne da Passarela e Tesoura Voadora melhoravam francamente. Call Me Maybe tentava aproximar-se das primeiras. Ajustada pelo aprendiz João Victor – esperto na partida e perfeito no percurso -, Tota Tola abriu vantagem e chegou ao disco com mais de 2 corpos à frente da segunda colocada. Outra treinada na Gávea, Cisne da Passarela superou Tesoura Voadora (que andou atirando-se para dentro na hora decisiva) na briga pela dupla. Nice Sunset e Call Me Maybe fecharam o marcador.
Se a fórmula original da “Tota Tola” é um dos maiores segredos da humanidade, a da Tota Tola do Haras Nacional, de Armando Carneiro Filho, é conhecida e excelente. A alazã é uma filha de Drosselmeyer e Invenção, uma filha de Elusive Quality, preparada na Gávea pelo ótimo Carlos Rodrigues.
A ganhadora percorreu o quilômetro em 57s07.
Os sonhos estão renovados.
A nova geração já está na pista.
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli