Um craque!
Um assombro!
Uma verdadeira máquina de correr!
Faltam adjetivos para conseguir mensurar o que fez Apolo Dez em 2024 na pista de areia do Hipódromo da Gávea.
O castanho do Stud São Francisco da Serra correu nove vezes no terreno, sempre em provas integrantes do calendário clássico, e venceu TODAS!
A saber, pela ordem cronólogica: GPs Professor Nova Monteiro (1.900 – G3 – 22/01) e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (1.900 – G3 – 04/03); Prova Especial Daião (1.600 – 27/05); GP Delegações Turfísticas (1.900- G3 – 20/06); Copa ABCPCC Milha Areia – Sylvio Bertoli (1.600 – 04/08); Clássico Much Better (1.900 – L. – 09/09); Clássico Eurico Solanés (1.500 – L. – 30/09); GP Salgado Filho (1.600 – G3 – 04/11) e agora, a Prova Especial Troyanos (1.900 – 22/12).
Julio Cezar Sampaio deu uma aula de conhecimento sobre o seu pupilo. Afinal, no início do mês, Apolo Dez encarou quase 1.800 km de estrada para ir e voltar ao Hipódromo do Tarumã e finalizar na segunda colocação do GP Paraná (G3). O normal, seria receber um descanso e voltar a competir em 2025. Porém, inteligente, observador e um grande “especialista” em Apolo Dez, Julio Cezar Sampaio, três semanas após a atuação na capital paranaense, o anotou na atração principal da reunião do domingo, 22 de dezembro, a Prova Especial Troyanos – que, nunca é demais lembrar, proporcionou a última derrota de Apolo Dez na areia do Jockey Club Brasileiro.
Em corrida, Apolo Dez, como de costume, exibiu todo seu fantástico poderio locomotor e vaticinou o pensamento de seu treinador, batendo seus rivais, com facilidade, e levantando a homenagem do JCB ao craque Troyanos, última disputa do calendário clássico do turfe carioca no ano de 2024.
Conduzido com a perfeição de sempre por Wil Xavier, que o conhece como ninguém, Apolo Dez acompanhou na terceira colocação o train movido por Olympic National, logo atrás do badalado Saúde e Sorte. Roxy Girl, Oh Boy, Yogano e Litowak vinham na sequência. Sem alterações no panorama, Olympic National ponteava, mas Saúde e Sorte e Apolo Dez não o perdiam de vista. Na grande curva, os dois começaram a encurtar a vantagem do ponteiro, mostrando que a hora da verdade estava próxima.
Na reta final, Saúde e Sorte logo mostrou que não tinha forças para suplantar o ponteiro Olympic National. Porém, Apolo Dez surgiu com a força habitual, tomou a segunda posição de Saúde e Sorte para em seguida assumir a liderança da competição. Somente espanado por seu piloto, mostrando a conhecida superioridade, Apolo Dez rumou célere para seu 11º triunfo, sendo este o nono em 2024 num total de dez saídas – lembrando que, na outra performance, finalizou no 5º posto do GP Francisco Eduardo e Linneo Eduardo de Paula Machado – Araras Blood & Power (G1). Em bela performance, Olympic National formou a dupla, com Roxy Girl em terceiro. Oh Boy e Saúde e Sorte, completaram o placar.
O fantástico cavalo de Luis Antônio Ribeiro Pinto, titular do Stud São Francisco da Serra, criado por Ulisses Lignon Carneiro, é um 4 anos, filho de Holding Glory e Pleine Lune, por Crimson Tide. Apolo Dez passou a distância em 1min58s79.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DA PROVA ESPECIAL TROYANOS
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli