Apolo Dez, com triunfo na P.E. Troyanos, fecha 2024 invicto na pista de areia da Gávea » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Apolo Dez, com triunfo na P.E. Troyanos, fecha 2024 invicto na pista de areia da Gávea

Um craque!

Um assombro!

Uma verdadeira máquina de correr!

Faltam adjetivos para conseguir mensurar o que fez Apolo Dez em 2024 na pista de areia do Hipódromo da Gávea.

O castanho do Stud São Francisco da Serra correu nove vezes no terreno, sempre em provas integrantes do calendário clássico, e venceu TODAS!

A saber, pela ordem cronólogica: GPs Professor Nova Monteiro (1.900 – G3 – 22/01) e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (1.900 – G3 – 04/03); Prova Especial Daião (1.600 – 27/05); GP Delegações Turfísticas (1.900- G3 – 20/06); Copa ABCPCC Milha Areia – Sylvio Bertoli (1.600 – 04/08); Clássico Much Better (1.900 – L. – 09/09); Clássico Eurico Solanés (1.500 – L. – 30/09); GP Salgado Filho (1.600 – G3 – 04/11) e agora, a Prova Especial Troyanos (1.900 – 22/12).

Julio Cezar Sampaio deu uma aula de conhecimento sobre o seu pupilo. Afinal, no início do mês, Apolo Dez encarou quase 1.800 km de estrada para ir e voltar ao Hipódromo do Tarumã e finalizar na segunda colocação do GP Paraná (G3). O normal, seria receber um descanso e voltar a competir em 2025. Porém, inteligente, observador e um grande “especialista” em Apolo Dez, Julio Cezar Sampaio, três semanas após a atuação na capital paranaense, o anotou na atração principal da reunião do domingo, 22 de dezembro, a Prova Especial Troyanosque, nunca é demais lembrar, proporcionou a última derrota de Apolo Dez na areia do Jockey Club Brasileiro.

Em corrida, Apolo Dez, como de costume, exibiu todo seu fantástico poderio locomotor e vaticinou o pensamento de seu treinador, batendo seus rivais, com facilidade, e levantando a  homenagem do JCB ao craque Troyanos, última disputa do calendário clássico do turfe carioca no ano de 2024. 

Conduzido com a perfeição de sempre por Wil Xavier, que o conhece como ninguém, Apolo Dez acompanhou na terceira colocação o train movido por Olympic National, logo atrás do badalado Saúde e Sorte. Roxy Girl, Oh Boy, Yogano e Litowak vinham na sequência. Sem alterações no panorama, Olympic National ponteava, mas Saúde e Sorte e Apolo Dez não o perdiam de vista. Na grande curva, os dois começaram a encurtar a vantagem do ponteiro, mostrando que a hora da verdade estava próxima.

Na reta final, Saúde e Sorte logo mostrou que não tinha forças para suplantar o ponteiro Olympic National. Porém, Apolo Dez surgiu com a força habitual, tomou a segunda posição de Saúde e Sorte para em seguida assumir a liderança da competição. Somente espanado por seu piloto, mostrando a conhecida superioridade, Apolo Dez rumou célere para seu 11º triunfo, sendo este o nono em 2024 num total de dez saídas – lembrando que, na outra performance, finalizou no 5º posto do GP Francisco Eduardo e Linneo Eduardo de Paula Machado – Araras Blood & Power (G1). Em bela performance, Olympic National formou a dupla, com Roxy Girl em terceiro. Oh Boy e Saúde e Sorte, completaram o placar. 

O fantástico cavalo de Luis Antônio Ribeiro Pinto, titular do Stud São Francisco da Serra, criado por Ulisses Lignon Carneiro, é um 4 anos, filho de Holding Glory e Pleine Lune, por Crimson Tide. Apolo Dez passou a distância em 1min58s79.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DA PROVA ESPECIAL TROYANOS

por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo