Um dos mais regulares produtos em atividade no turfe norte-americano, com segundo no KY Derby (G1), terceiro no Belmont Stakes (G1) e no Travers Stakes (G1), chegou a vez de Sierra Leone deixar seu nome na história com um fantástico triunfo na Breeders’ Cup Classic (G1), prova com US$ 7 milhões de bolsa e uma das mais aguardadas do calendário mundial. A carreira foi o ponto alto da magnífica jornada deste sábado, 02 de novembro, no Hipódromo de Del Mar, California.
Campeão da carreira em 2022 com o inesquecível Flightline e maior ganhador clássico do ano de 2024 nos EUA, Flavien Prat chegou à sua segunda Classic com condução impecável em Sierra Leone, aproveitando o train suicida e beneficiando-se também da direção pouquíssimo inspirada do piloto de Forever Young.
Um dos melhores treinadores do mundo, Chad Brown, profissional com inúmeras conquistas nobres em sua brilhante carreira, finalmente leva o troféu da Classic para casa. Primeira vitória também para a Coolmore, um dos maiores investidores do turfe mundial, com cavalos correndo em quatro continentes, e que ainda faltava a glória da Classic. Agora não falta mais.
Na partida, o badalado City Of Troy tropeçou e sobrou para as últimas posições. Dema Sotogake, Fierceness, Arthur’s Ride, Mixto, Forever Young e New Gate puxavam eram os primeiros, em ritmo dos mais fortes, de acordo com a categoria dos inscritos. Nessa altura, Sierra Leone corria apenas à frente de três competidores.
Fierceness assumiu o comando das ações ainda na reta oposta e Forever Young juntou-se a New Gate na caça ao ponteiro, ficando mal no percurso algumas vezes. Aberto, Sierra Leone progredia francamente e passou de décimo para quarto antes mesmo que seus rivais conseguissem reagir.
No momento de decidir a questão, Sierra Leone entrou embalado e veio para cima de Fiercenessa, potro valente e brigador da Repole Stables. Porém, o train inicial cobrou seu preço e Sierra Leone, com muito mais ação, dominou o páreo e rumou para o espelho, em belíssimo êxito. Fierceness fez ótima corrida, formando a dupla. Mesmo com o percurso que teve, Forever Young finalizou em terceiro, mostrando ser animal diferenciado. New Gate e Senor Buscador fecharam os cinco primeiros da Classic 2024.
Sierra Leone é um 3 anos, filho de Gun Runner (ganhador da prova em 2017) e Heavenly Love, por Malibu Moon, criado por Debby M. Oxley.
Na quarta conquista de sua campanha, a segunda de G1, a outra no Blue Grass Stakes, Sierra Leone completou os dois quilômetros em 2min00s78.
Por Fernando Lopes – foto: Nellie Carlson