Clássico Eurico Solanés (L.): Apolo Dez impera soberano na areia da Gávea » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Clássico Eurico Solanés (L.): Apolo Dez impera soberano na areia da Gávea

Imbatível na areia, Apolo Dez reinou soberano nos 1.500 metros do Clássico Eurico Solanés (L.), principal atração da semana de turfe no Hipódromo da Gávea. A homenagem do JCB ao patriarca da Família Solanés e fundador do Haras Verde e Preto, foi realizada na abertura da reunião da segunda-feira, 30 de setembro, no Hipódromo da Gávea

Apolo Dez acompanhou o train movido por Olympic National desde a abertura dos boxes. Nevada Smith, Uma Vez Flamengo e Lafite vinham na sequência. Na grande curva, Apolo Dez começou a “apertar o cerco” contra o voluntarioso Olympic National. “Mexidos” por seus pilotos, Uma Vez Flamengo, Nevada Smith e Lafite tentavam aproximar-se dos dois primeiros.

Com Wilkley Xaviercomo de hábito perfeito no dorso do ganhador –  extremamente tranquilo em seu dorso, Apolo Dez, ao natural, “botou do lado” de Olympic National. Os três de trás, Uma Vez Flamengo, Nevada Smith e Lafite não mostravam forças para desalojar os dois primeiros. Olympic National tentou resistir e depois reacionar, mas não é possível resistir ao incrível poderio locomotor de Apolo Dez, que cruzou o espelho com pouco mais de dois corpos de vantagem sobre Olympic National, que cumpriu destacada performance. Uma Vez Flamengo, Lafite e Nevada Smith finalizaram depois. 

Mantido em forma absurda pelo craque Julio Cezar Sampaio, Apolo Dez é um 4 anos, filho de Holding Glory e Pleine Lune, criado por Ulisses Lignon Carneiro e defensor das sedas do Stud São Francisco da Serra, de Luis Antônio Ribeiro Pinto, não por nada, responsável pela importação de Crimson Tide, o avô materno de Apolo Dez. Na sua nona vitória, a quinta na esfera nobre, o ganhador parou os relógios em 1min32s84.

Desde o início de 2024, foram realizadas nove provas em distâncias intermediárias na pista de areia e Apolo Dez ganhou sete delas – GPs Professor Nova Monteiro (1.900 – G3 – 22/01) e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (1.900 – G3 – 04/03); Prova Especial Daião (1.600 – 27/05); GP Delegações Turfísticas (1.900- G3 – 20/06); Copa ABCPCC Milha Areia – Sylvio Bertoli (1.600 – 04/08); Clássico Much Better (1.900 – L. – 09/09) e agora o Clássico Eurico Solanés (1.500 – L. – 30/09) -.

O castanho não correu a Prova Especial Helíaco (25/04), uma vez que havia atuado no GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro, no início de abril; e no Clássico Breno Caldas (L.), pois optou correr o Delegações, disputado no mesmo dia.

Um assombro!

Um verdadeiro fenômeno!

VEJA, ABAIXO, A GALERIA DE IMAGENS DO CLÁSSICO EURICO SOLANÉS (L.)

por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo