Fazendo jus ao homenageado do páreo – Clássico Much Better (L.) – Apolo Dez, em outra oportunidade, foi “muito melhor” que seus rivais e saiu da pista com a oitava vitória de sua campanha e agora parte para o turfe uruguaio com o título ainda mais consolidado de melhor arenático do Brasil. A carreira, uma justa celebração do JCB a um dos grandes cavalos da história da criação nacional, foi a atração central da jornada da segunda-feira, 09 de setembro, no Hipódromo da Gávea e realizada em 1.900 metros, areia leve.
Única G1 winner do campo e vencedora fácil em sua única atuação na areia, Uni Te fez questão da dianteira. Fazendo força, Apolo Dez acompanhava o ritmo da égua do Doce Vale. Winston Farm, Rei da Brincadeira, L’Ente Supremo, Oh Boy e Olha Aí Meu Guri vinham depois. Uni Te e Apolo Dez faziam um train de acordo com a categoria de ambos. Winstar Farm, na grande curva, já estava mexido por seu piloto para acompanhar os dois da frente. L’Ente Supremo melhorava.
Na reta decisiva, com seu piloto olhando para trás e cuidado dos rivais, Apolo Dez tomou conta da situação. Uni Te diminuía o ímpeto e vários animais davam pinta de brigar pela dupla. Porém, aberto, L’Ente Supremo progredia francamente e assumia o segundo posto e tentava descontar sobre o ponteiro. Em vão. Na condução segura de Wilkley Xavier, que o conhece como ninguém, Apolo Dez mostrou sua classe e chegou ao espelho com pouco mais de três corpos de vantagem sobre o valente alazão da Coudelaria Atafona, L’Ente Supremo, o segundo colocado. Winstar Farm, Rei da Brincadeira e Uni Te fecharam o placar luminoso.
Mantido em estado absurdo, fato corriqueiro para o grande Julio Cezar Sampaio, Apolo Dez, treinado no CT Dedo de Deus, é um 4 anos, filho de Holding Glory e Pleine Lune, por Crimson Tide, criado por Ulisses Lignon Carneiro e defensor das sedas do Stud São Francisco da Serra, de Sir Tony Ribeiro Pinto – nada mais justo que o seu Crimson Tide siga lhe dando enormes alegrias no turfe.
Na oitava conquista de sua ótima campanha, sendo quatro nobres – as outras nos: GPs Delegações Turfísticas, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Professor Nova Monteiro, todos de G3, Apolo Dez cobriu a distância em 1min59s74.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO CLÁSSICO MUCH BETTER (L.)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli