Mais aguerrido, não precisando correr tão perto dos ponteiros como no “Brasil” e atropelando aberto e com caminho livre, Underpants esbanjou categoria para suplantar o fiel Obataye e conquistar a Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (G1). A prova, o ponto alto da Copa dos Criadores da ABCPCC e segunda em termos de premiação no país (seu vencedor levará para casa mais de R$ 210 mil), uma celebração ao fundador do Haras Rosa do Sul, foi disputada em 2.000 metros, grama pesada, neste domingo, 04 de agosto, no maior palco de corridas do país, o Hipódromo da Gávea.
A vitória mostrou-se a cereja no bolo na festiva jornada para a criação do saudoso Alfredo Grumser, que antes havia levantado a Taça de Prata dos Potros, com Vitruvian e a Copa ABCPCC Milha – Grama, com Lake A Trojan, o primeiro também de sua propriedade e o segundo da enorme turma do Stud Derby Sobralense.
Underpants levou a terceira taça do Matias Machline para a sala de troféus do Doce Vale e de Wesley da Silva Cardoso (a primeira na Gávea), que anteriormente, venceram a carreira em 2019 e 2020, com Or Noir e Pimper’s Paradise, no Hipódromo de Cidade Jardim. Treinador dos mais competentes do país, Ildefonso Coelho Souza ganhou a prova pela primeira vez e muito merecidamente.
O voluntarioso Galo White “pregou o pé” e abriu vários corpos de vantagem na liderança, após uma largada em que nenhum competidor partiu resolutamente para a ponta. Fly Emirates, Renewed Hope, Mapa do Brasil, Online, To Sir With Love, Obataye, Limeira, Quantify, L’Ente Supremo, Underpants, Maximum Drive e Bubbly Rain vinham depois. Na altura dos 1.500 metros, Limeira começou a forçar aberto e rapidamente assumiu a segunda colocação. Em décimo, pela cerca interna, Underpants acompanhava bem o ritmo do páreo.
Limeira entrou a reta tratando dos papéis e dominando o ponteiro Galo White, que dava por encerrada sua missão. Vários animais apresentaram-se com ação para brigar pelo triunfo. Porém, assim como aconteceu no Brasil, Obataye apoderou-se da primeira posição e sua vitória parecia eminente. Wesley da Silva Cardoso pensava diferente. Após conseguir ótima passagem entre Maximum Drive e Online, o piloto trouxe Underpants para o meio de raia. E, com caminho livre, Underpants engrenou forte tropel e veio alcançar Obataye nos metros decisivos, para conseguir mais uma carreira de graduação máxima em seu turf-record. Animal dos mais regulares, Obataye ficou com a segunda colocação. Online finalizou em terceiro, com Mapa do Brasil e Limeira nas posições seguintes.
Um 4 anos, filho de Emcee e Kissingafool, por Wild Event, Underpants chegou ao quarto êxito de sua campanha, sendo este o segundo nobre e de G1 – o outro, no já citado GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro. O ganhador congelou os cronômetros em 2min00s33.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DA COPA ABCPCC CLÁSSICA MATIAS MACHLINE (G1)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli