Fazendo jus, mais uma vez, à famosa e inquestionável frase do turfe “sangue não é água”, Dornoch, um irmão inteiro de Mage – campeão em 2023 do Kentucky Derby – levantou, neste sábado, 08 de junho, o 156º Belmont Stakes (G1). A icônica prova, em 2024, foi disputada no Hipódromo de Saratoga – em virtude das reformas em Belmont Park – e, excepcionalmente, na distância dos 2.000 metros e não na milha e meia, como habitualmente.
Apresentado de forma impecável por Danny Gargan e conduzido com perfeição pelo ótimo Luis Saez, Dornoch acompanhou o campeão do Preakness, Seize The Grey, desde a largada, não dando folga ao poderoso adversário. Mindframe era o terceiro e, pouco antes da grande curva, quando Irad Ortiz “entendeu” que a encrenca estava na frente, o potro da Repole aproximou-se de Seize The Grey e Dornoch.
Na reta, quando Seize The Grey deu por encerrada sua missão, Dornoch assumiu francamente a primeira posição e abriu luz na dianteira, dando fila de que venceria com facilidade, uma vez que Mindframe desgarrava, abrindo a mais de meio de raia. Porém, ajustado por seu piloto, Mindframe veio para a estocada decisiva. Em vão. Dornoch tinha reservas e cruzou o espelho à frente do valoroso adversário. Sierra Leone, Honor Marie e Antiquarian completaram o placar, todavia, sem jamais ameaçar Dornoch e Mindframe.
Ganhador, até então, de duas provas comuns e dois de G2 – Remsen Stakes (Aqueduct) e Fountain Of Youth Stakes (Gulfstream Park) -, Dornoch, um 3 anos, filho de Good Magic e Puca, por Big Brown, criado por Grandview Stable e defensor da parceria: West Paces Racing LLC, R. A. Hill Stable, Belmar Racing and Breeding, LLC, Two Eight Racing, LLC e Pine Racing Stables.
Dornoch, que agora soma em prêmios US$ 1.752.275, cobriu a distância em 2min01s64.
da Redação – foto: Los Angeles Times