Após um show na estreia, vencendo por mais de 10 corpos, na pista de areia, Ethereum pisou no gramado pela primeira vez e mostrou excelente padrão de corrida, dando um show nos 1.500 metros do Grande Prêmio Adayr Eyras de Araújo (G3), realizado neste domingo, 12 de maio, no Hipódromo da Gávea. A castanha mostrou força para chegar no GP Francisco Villela de Paula Machado (G2), marcado para 23 de junho, aonde vai encarar Sorte Pura e outras rivais e tentar fechar a Temporada 2023/2024 na liderança da Geração 2021.
Nova Hart saiu das caixas com pressa. Vanilla Pie era a segunda, com Ethereum, Pampita e Sorbonne próximas, na sequência. Sem alterações no panorama, Nova Hart mandava na competição, com Vanilla Pie vigiando-a. Por dentro, Ethereum era a terceira, fazendo força. Sorbonne e Pampita, vinham depois.
Em plena reta final, Vanilla Pie veio rapidamente para cima de Nova Hart, mas não dominou a situação. Sorbonne apresentou-se aberta, com seu jóquei tranquilo. Sem passagem, Ethereum pedia caminho livre para seu tropel. Quando, Sorbonne não mkostrou força para brigar pelo triunfo, José Aparecido arrancou Ethereum para fora e o caminho ficou livre. A castanha, então, decolou, como bem disse André Cunha nos comentários pós-páreo. Passando sem luta pelas adversárias, Ethereum galopou para o espelho, em belíssima exibição. Vanilla Pie, assim como na boa estreia, formou a dupla, com Sorbonne, Nova Hart e Pampita completando o marcador.
Apresentada em estado exuberante pelo consagrado Cosme Morgado Neto, Ethereum é uma 2 anos, filha de Courtier e Etapa Vencida, por Wild Event, nascida nos campos de Carlos dos Santos (sempre criando pouco e com extrema qualidade) e defende as cores do Stud New Bridge. Na sua segunda vitória, em igual número de apresentações, sendo esta a primeira nobre, Ethereum congelou os relógios em 1min28s25.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP ADAYR EYRAS DE ARAÚJO (G3)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli