José Albano de Carvalho da Nova Monteiro, natural da Bahia, conhecido como Professor Nova Monteiro, foi precursor da medicina ortopédica no país, inclusive fundou o Serviço de Ortopedia do Hospital Miguel Couto.
Angariou os títulos de honra da “Legião de Honra da França” e de “Grande Oficial da Ordem do Mérito Militar do Exército Brasileiro”. Conquistou, ainda, vários cargos de destaque na área esportiva do país. Foi médico do Botafogo, seu time de coração, onde ganhou o título de Grande Benemérito do Clube.
Como são os grandes personagens – aqueles que ficam pra sempre na história – o mundialmente conhecido e respeitado Doutor Nova Monteiro era um homem muito simples e, talvez por esse motivo, ganhava facilmente a simpatia de todos a sua volta.
Um verdadeiro apaixonado pelo turfe, o “professor” exerceu os cargos no Jockey Club Brasileiro de Membro do Conselho Consultivo entre 1984 a 1988, Vice-Presidente de 1988 a 1996, e Vice-Presidente Executivo nos períodos de 1996 a 1999 e 2000 a 2005.
Professor Nova Monteiro faleceu no Rio de Janeiro, no dia 03 de outubro de 2005, aos 95 anos de idade.
Como acontece anualmente, o Jockey Club Brasileiro realizará mais uma edição do GP Professor Nova Monteiro (G3), destinado a produtos de três anos e mais idade.
Dez competidores irão alinhar na seta nos 1.900 metros, areia, da prova, que servirá de Seletiva do JCB para o 40º GP Latinoamericano (G1), em 14 de abril, no Hipódromo de Monterrico, no Perú, e será uma das atrações da excelente jornada de domingo, 03 de março. São eles:
Mamba Mentality (Golden Bullet Stud); Air Ball (Haras das Araucárias); Charles do Bronxs (Haras do Morro); Last Fantastic (Stud Verde); Uma Vez Flamengo (Haras Doce Vale); Apolo Dez (Stud São Francisco da Serra); Xexonoe (Stud Yellow River); Lancelot Kitten (Stud Embalagem); King Four (Stud Angel); e L’Ente Supremo (Coudelaria Atafona).
da Redação, com texto de Arquivo JCB – Fotos: Internet & Sylvio Rondinelli