2024 com muita expectativa no turfe nacional
Essa semana já começam os preparatórios para as aberturas das Tríplices Coroas. A partir de domingo (07/01) começam a entrar em vigor os aumentos dos prêmios. Deveremos ter notícias boas em relação aos potros da nascidos em 2021 que estão por estrear.
Limeira, do Stud Escorial, está por reaparecer em breve e deverá ter a direção de José Aparecido.
O Haras Doce Vale vem com força total em 2024. A coudelaria do saudoso Alfredo Grumser possui 18 animais da nova geração, sendo 12 no turfe carioca, quatro com Adelcio Menegolo, quatro com I.C.Souza e quatro com V.Nahid. Ficaram seis produtos aos cuidados de Clovis Dutra, que estrearão no hipódromo do Cristal.
Os potros Ungai Hai (foto acima) e Underdog serão inscritos diretamente na primeira prova da tríplice coroa, o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro – Araras Blood & Power (G1). A potranca Uneasy Biquini está sendo preparada para correr a Prova Especial Virginie, enquanto o potro Underpants retornará na Prova Especial Falcon Jet, ambas em 2.000 metros na grama.
Sábado, dia 6, vale a pena conferir a programação do hipódromo de Maronas. O Meeting do GP Ramirez contará com 17 páreos. Três jóqueis que atuam no turfe carioca estarão presentes na maior festa do turfe uruguaio: Henderson Fernandes, Leandro Henrique e José Aparecido.
Por falar em Maronas, na estatística de proprietários, os três primeiros colocados foram:
Haras Phillipson, Haras Regina e Haras Bagé do Sul. Parabéns aos proprietários brasileiros que estão fazendo sucesso na terra do hermanos.
Foi adquirido nessa última quinta-feira o cavalo Old Victory, pelo Sr. Maurício Roriz dos Santos. O animal de 4 anos tem duas vitórias no Cristal e deve seguir campanha na Gávea aos cuidados de César Gustavo Netto.
Essa semana retorna o potro Olympic National, direto em páreo de turma, juntamente com Martin Luther King. Dois animais de nível clássico que voltam comentadíssimos nos bastidores. Detalhe: ambos estão muito bem e deverão brigar pela vitória neste domingo.
Algumas inscrições que serão feitas para a próxima semana pelo Stud Eterno Amor: Let Me Love You será inscrita na Prova Especial João Vieira, ela que vem chegando sempre perto nas provas de velocidade e qualquer hora vai surpreender. Na Prova Especial Wild Event, o a farda tricolor apresentará uma parelha treinada por R.Morgado Jr.: Love Touch e Lindo Amor.
Após vitória em pista de areia, Ritorna Vincetori, do Haras Nacional, treinado por M.Aurelio, está sendo preparado para correr a Prova Especial Falcon Jet (2000mG), dia 28 de janeiro. O treinador ainda informa que Escher está retornando do haras, onde esteve em descanso e, no final do mês, deve voltar às pistas em março ou abril.
No dia 22 de janeiro, mais precisamente no GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em 1.900 areia, retornará à pista o alazão L’Ente Supremo, da Coudelaria Atafona. O cavalo treinado por Jaime Aragão deve ter a direção de Valdinei Gil.
A potranca Nice Dream, do Stud Monrêve, que agora está aos cuidados de L.Esteves, seguiu muito bem e será inscrita direto no Grande Prêmio Henrique Possolo – Araras Blood & Power (G1) 1ª prova da Tríplice Coroa de Potrancas.
Não posso deixar de desejar um feliz ano novo a todos os patrocinadores e profissionais do turfe que colaboram com informações para que essa coluna aconteça. Que Deus nos dê muita saúde e felicidade neste ano de 2024.
Viva o Turfe!!!
por Leandro Mancuso – fotos: Sylvio Rondinelli