Mais velho do lote e ostentando grande forma, Debocaemboca, após a desclassificação de Bear, acaba de vencer a Prova Especial Jayme Moniz Aragão. A principal carreira da jornada carioca, neste sábado, 24 de agosto, realizou-se em 1.400 metros, grama leve, com nove metros de cerca móvel.
Já conhecida a deserção de Bola No Pé (Stud Alvarenga), largada excelente para os quatro participantes. Debocaemboca (Stud Xavante) pulou na frente, mas rapidamente Amplificado tomou a ponta. Bear (Stud Araré) e Il Capo D’Arc (Stud Chreem) vinham depois. Galopando na frente, mas sempre vigiado por Debocaemboca e Bear, Amplificado mostrava o caminho aos rivais. Il Capo D’Arc corria afastado.
Na hora da verdade, Amplificado ainda mantinha a dianteira, mas Debocaemboca e Bear traziam boa ação. No meio da reta, os dois ultrapassaram Amplificado e começaram luta intensa pela vitória. Escrevendo bastante na reta, apesar dos esforços de Dalto Duarte, Bear nos metros finais conseguiu livrar pequena vantagem sobre Debocaemboca. Amplificado e Il Capo D’Arc chegaram a seguir. Logo que os cavalos cruzaram o disco, a CC do JCB abriu Sindicância no páreo. Henderson Fernandes e Vagner Borges, respectivamente, pilotos de Debocaemboca e Amplificado, reclamaram contra Dalto Duarte de Bear. Pouco depois, a Comissão de Corridas desclassificou Bear em favor de Debocaemboca que, assim, ficou com o êxito na carreira central do dia.
Preparado por Christiano Oliveira, Debocaemboca é um 5 anos, filho de Crimson Tide e Hanoverian, por Heathen, criado por Ulisses Lignon Carneiro e defensor das sedas do Stud Xavante. Em sua oitava vitória (quatro na Gávea, três no Cristal e uma em Cidade Jardim), Debocaemboca parou os cronômetros em 1min23s16.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins