Corrido com perfeição por Henderson Fernandes, sempre pelo interno da pista, e com uma irresistível atropelada no momento exato para dominar a situação, Anadare Avanti venceu, há poucos instantes, a Prova Especial Pico Central. A carreira homenageou o fantástico corredor criado pelo Haras Fronteira P.A.P. e que no Brasil defendeu as sedas do Stud Capitão, de Luiz Edmundo Cardoso Barbosa, foi disputada em 1.200 metros, pista de areia.
Largada excelente para os oito competidores. Pela linha um, Tokay (Stud Yatasto) pulou na dianteira, seguido por Juega Más (Haras The Best), Blue Trix Mix (Stud Alvarenga), Visionário (Stud Gata da Serra), Ativo Financeiro (Bruno Freire Ribeiro), Andare Avanti (Haras Sweet Carol) e Navicello (Stud Escorial) vinham depois. Ao natural, Juega Más tomou a ponta e livrou um corpo sobre os rivais. A luta pela segunda posição era ferrenha entre Blue Trix Mix e Tokay. Visionário e Ativo Financeiro buscavam melhorar. Pela linha um, Andare Avanti acompanhava tudo na penúltima colocação.
Na hora da verdade, Juega Más entrou absoluto na frente. O favorito Blue Trix Mix, exigido por Vagner Borges, não rendia. Hiper Negro começou a tentar se aproximar do ponteiro. Tirado pela linha quatro, Andare Avanti dava pinta de que viria brigar com os primeiros pela ação que trazia. Com Fausto Henrique esperando o máximo para dar a partida final, Juega Más dava fila de vitória. Todavia, o líder começou a diminuir o galão e Hiper Negro e Andare Avanti a diminuir consideravelmente o espaço que os separava. Ajustado por Henderson Fernandes e de cabeça torta, Andare Avanti veio junto com Hiper Negro, passaram por Juega Más e lutaram até o disco pelo triunfo, sempre com pequena vantagem para Andare Avanti. Aproveitando a escala de pesos bastante favorável (seu jóquei carregou 50 kg), Hiper Negro fez bela apresentação e formou a dupla. Juega Más, muito perto, ficou em terceiro, cabendo a Ativo Financeiro e Blue Trix o complemento do placar.
Apresentado sob a responsabilidade de Jorge Alexandre Borioni, Andare Avanti é um 4 anos, filho de Point Given e Perseverante, por Dodge, criado pelo Haras Anderson e defensor do Haras Sweet Carol, também da família Stabile, seu criador. Em sua quarta vitória, Andare Avanti parou os cronômetros em 1min13s75.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins