Em mais uma inequívoca demonstração de seu enorme poderio locomotor, Orla de Ipanema dominou suas rivais nos 1.400 metros, grama pesada com seis metros de cerca móvel, da Prova Especial Clackson, uma das atrações da reunião do domingo, 17 de setembro, no Jockey Club Brasileiro.
Orla de Ipanema não pulou muito bem, assim como Rosa de Hiroshima. Porém, rapidamente a castanha de Aluizio Merlin Ribeiro recuperou-se no percurso – no lance, seu piloto perdeu o chicote. Fazendo valer a linha um, Realidade assumiu a dianteira, com Maldivas Island no seu encalço. Acelerando rápido, Orla de Ipanema logo era a terceira colocada, com Magic For Happy, Olympic New York, Nice Dream, Timetosetfire, Recém Casada, Madonna e Rosa de Hiroshima na sequência. Na grande curva, Realidade ainda era a ponteira, mas Maldivas Island e Orla de Ipanema já se apresentavam com disposição.
Em plena reta final, Orla de Ipanema vinha “querendo rédea”, apenas ajustada por Valdinei Gil – impecável no dorso dos dois ganhadores principais da tarde. Maldivas Island dominou a ponteira Realidade, mas não teve nem tempo de saborear a liderança. Orla de Ipanema passou pela potranca do Haras Sweet Carol com ótima ação, colou na cerca e galopou célere para o espelho, afagada por seu jóqueis nos últimos 200 metros. Um show! Maldivas Island confirmou a bela estreia e fez excelente segundo lugar, batida apenas por uma rival de exceção. Nice Dream, Timetosetfire e Madonna fecharam o placar luminoso.
Assim como Mandrake, campeão da Prova Especial Redattore, Orla de Ipanema é treinada pelo fantástico Luiz Esteves no Centro de Treinamento Verde e Preto. Uma 3 anos, filha de Agnes Gold e Classic Road, por Wild Event, criada pelo Stud Eternamente Rio, do presidente da ABCPCC, Luis Felipe Brandão dos Santos, e defensora do Stud H&R. Na sua terceira vitória, em quatro saídas, Orla de Ipanema assinalou: 1min22s68 (marca 98/100 melhor que a disputa dos machos, ganha por seu companheiro Mandrake, um G1 winner).
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DA PROVA ESPECIAL CLACKSON
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli