De ponta a ponta e contando com todo o rigor do tricampeão Dalto Duarte, Flemington resistiu bravamente ao ataque de Gilcrease para vencer o Clássico Breno Caldas – Taça Criação Gaúcha. A carreira, em 1.600 metros, areia macia, foi um dos destaques da jornada desta sexta-feira no Hipódromo da Gávea e a 2ª carreira clássica do Festival do GP Brasil.
No pulo de partida, o favorito Arquimedes largou com um corpo de atraso. “Cutucado” por seu piloto, Flemington saiu quente pela baliza dez e rapidamente tomou conta da competição. Future Love, Desejada Gold, Gilcrease, Energia Elétrica, As de Ouros, Casillerodeldiablo, Energia Descartes, Arquimedes, Neuchatel e As de Ouros vinham na sequência. Puxando um ritmo forte, Flemington ponteava com com dois, três corpos sobre os rivais. Arquimedes tentava melhorar aberto.
Na hora da verdade, Flemington entrou com boa folga sobre Gilcrease que de golpe tomou a segunda colocação. Energia Elétrica e Arquimedes, pelo meio de pista, buscavam aproximação com os dois primeiros. Sem sucesso, porque a luta resumiu-se a Flemington contra Gilcrease. E ela foi bonita, uma vez que Marcos Mazini desdobrou-se no dorso de Gilcrease e e Dalto Duarte “baixou a biblioteca” em cima de Flemington. Sempre com pequena vantagem, Flemington cruzou o disco com diferença diminuta para Gilcrease que fez ótimo segundo lugar. Arquimedes, Energia Elétrica e Future Love completaram o placar.
Trazido do Vale do Itajara em forma estupenda pelo vitoriosíssimo Venâncio Nahid, Flemington é um 5 anos, filho de Amigoni e Irmãdohomemrã, por Candy Stripes, de criação para o Stud Chesapeake e propriedade do Haras Forquilha de Maranguape. Em sua sétima vitória (a 1ª clássica) entre Gávea e Cidade Jardim, Flemington assinalou 1min40s03.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins