Com extrema facilidade, pelo externo da pista, o potro Jiraya é o novo Rei da Raia em Cidade Jardim, ao vencer o Grande Prêmio General Couto de Magalhães (G3) – Taça de Ouro. Disputada em 3.218 metros, pista de grama pesada, a carreira foi a atração maior da jornada deste domingo, 30 de junho, na capital paulista.
Partida excelente para a última carreira do calendário clássico na Temporada 2012/2013. Explora (Stud Red Rafa) tomou a dianteira antes da 1ª passagem pela reta final, seguida por Doctor Stoke (Stud Sofia e Alice), Além da Conta (Stud Power Five), Jiraya (Stud Ultimate Fish), Ronaldão (Haras Old Friends Ltda.), Illusionist (Stud Bruno Genovesi), Jogador (Stud Capone), Gambler (Haras Vista Verde) e Gambetero (Haras Bongy) vinham na sequência. Sem grandes alterações no panorama e num ritmo bastante lento, Explora continuava na frente seguida por Doctor Stoke. Jiraya tomou o terceiro posto e acompanhava de perto os dois primeiros. Nos 1.100 metros finais, Doctor Stoke começou a apertar o cerco sobre Explora, com Jiraya e Além da Conta muito próximos.
Pouco antes da reta final, Doctor Stoke passou para primeiro, mas mal teve tempo de sentir o gosto da liderança, pois com seu jóquei “a tiracolo” Jiraya atacou por fora, emparelhou e dominou. Na hora da verdade, José Aparecido levou Jiraya para a grade de fora enquanto todos permaneceram por dentro. A tática do quarto colocado na estatística da Temporada 2012/2013 em São Paulo mostrou-se acertada, uma vez que Jiraya só fez abrir vantagem sobre seus adversários para conquistar facílimo êxito. Além da Conta ficou com a formação da dupla, seguido por Ronaldão, Gambler e Illusionist.
Muito bem apresentado por Altair Oliveira, Jiraya é um 3 anos, filho de Bonapartiste e Paixão Eterna, por Kenético, criado pelo Stud Dom Octavio e de propriedade do Stud Ultimate Fish. Em sua quinta vitória, a 2ª clássica (venceu o GP Consagração (G2), em dezembro), o Rei da Raia Paulista, Jiraya, parou os cronômetros em 3min32s158.
por Fernando Lopes – foto: Photochart JCSP