Alguns dos melhores valores femininos nascidos em 2010 vão se encontrar neste sábado, 29 de junho, no Grande Prêmio Margarida Polak Lara (G1) – Taça de Prata para Potrancas a fim de decidir a liderança da geração na única prova de G1 para as fêmeas de 2 anos no prado carioca. A carreira será disputada em 1.600 metros, pista de grama e terá sete competidoras:
HED KANDI (foto) (Cape Town e Origame, por Un Etandard) – Carlos Lavor / Cosme Morgado Neto, de criação e propriedade do Stud Red Rafa. Potranca que tem se mostrado muito regular desde sua estreia em março no Hipódromo da Gávea. Tem duas vitórias e uma colocação em três saídas. Seu triunfo mais importante foi no Grande Prêmio Francisco Vilella de Paula Machado (G2) – Criterium de potrancas, quando muito bem conduzida por Lavor atropelou na hora certa para bater suas rivais nos últimos pulos.
ANA LUISA (Elusive Quality e New Regina, por Royal Academy) – Francisco Leandro / Paulo Henrique Lobo, criação e propriedade do Stud TNT. Invicta através de três apresentações é a dona do melhor cartel da competição, com duas vitórias em provas de grupo no Hipódromo de Cidade Jardim (GGPPs Emerald Hill (G3) e Presidente Guilherme Ellis (G2)), tem tudo para produzir destacada performance além de ser a provável favorita da competição.
BIGLIETTERIA (Put It Back e Special Lady, por Lode) – Dalto Duarte / Julio Cezar Sampaio, de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras. Sempre entre as primeiras, Biglietteria finalizou em terceiro lugar na carreira preparatória e já, visando estar bem familiarizado com o estilo de correr da alazã, contou a direção de Dalto Duarte.
BRILHANTÍSSIMA (Put It Back e Lamparina, por Roy) – Valdinei Gil / Roberto Morgado Neto, de criação e propriedade do Haras Maria de Araras. Sempre tida em boa conta por seu staff, Brilhantíssima já mostrou sua força ao levantar o Grande Prêmio Luiz Fernando Cirne Lima (G3), no mês de março e deve chegar brigando pelas principais posições.
BEACH DANCE (Northern Afleet e Square Dance, por Wild Event) – Rodrigo Salgado / Dulcino Guignoni, criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Globo. Outra invicta do campo, uma vez que correu duas para vencer ambas, entre elas a Seletiva para esta carreira (ver filme ao lado). Nome forte na competição.
DOPPIA VENDETTA (First American e Chanson Pour Julia, por Irish Fighter) – Ângelo Márcio Souza / Nilson Lima, de criação e propriedade do Stud Gaeta. A irmã materna da craque, Tríplice Coroada e ganhadora internacional Old Tune (Wild Event), conquistou uma vitória e duas colocações em três saídas, seu terceiro para Ana Luisa no GP Presidente Guilherme Ellis (G3) se mostrou bastante promissor e contar com a categoria do atual piloto ganhador do GP Brasil (A.M.Souza/ Didimo) é sempre uma vantagem.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins