Égua de extrema regularidade e que sempre animou demais nos matinais, Opção Certa já estava merecendo uma conquista nobre e ela aconteceu justamente numa das mais tradicionais disputas para fêmeas do turfe nacional, o Grande Prêmio Oswaldo Aranha (G2). A carreira, atração mor da semana de turfe no Hipódromo da Gávea, realizada no feriado de terça-feira, 15 de novembro, foi disputada em 2.000 metros, grama pesada e com seis metros de cerca móvel.
Na primeira parte do percurso, Pape e Oxford Girl abriram grande vantagem sobre o resto do lote. High Wire, , Lady Rose, Iluminada Quality, Opção Certa, Lady Rose e Queen Silent vinham depois. Na reta grande, o lote começou a agarrar-se, com Pape e Oxford Girl ainda na frente, porém com High Wire e Lady Rose muito próximas. Opção Certa vinha em sexto, à frente de La Louviere e Queen Silent.
Na hora decisiva, logo High Wire apresentou-se para tomar conta da situação. Assim como em setembro, no GP Duque de Caxias (G2), Opção Certa apresentou-se com disposição e as duas travaram intensa luta pelo primeiro posto. Indo à forra da rival que a derrotou dias atrás, desta feita, numa raia mais pesada, Opção Certa dominou High Wire para conseguir seu primeiro laurel em uma prova do calendário clássico. Muito boa a direção de Wilkley Xavier na ganhadora. Esbanjando regularidade, High Wire formou a dupla, com La Louviere, Iluminada Quality e Lady Rose no complemento do marcador.
Apresentada em forma soberba pelo campeoníssimo Luiz Esteves – treinador também da 2ª, High Wire; da 3ª La Louviere; e Supervisor da 4ª, Iluminada Quality -, Opção Certa é uma 4 anos, filha de Hat Trick e Dear Carina, por Drosselmeyer, criado pelo Stud Eternamente Rio, do presidente da ABCPCC, Luis Felipe Brandão dos Santos, e de propriedade do Stud Verde, de Selim Nigri, Marcelo Motta, José Ricardo Moraes Correia, Flavio Beninoni e Ricardo Becker. Na sua segunda vitória, a primeira na esfera clássica, Opção Certa congelou os cronômetros em 2min02s50, com parciais de 27s28; 49s54; 1min14s27; e 1min38s78.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP OSWALDO ARANHA (G2)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli