Neste domingo, 16 de junho, será realizada mais uma versão do tradicionalíssimo Grande Prêmio Jockey Club Brasileiro (G1) – Criterium de Dois anos, em 1.600 metros, pista de grama. Serão nove os competidores, apesar de dez inscritos, pois o Stud TNT tem três potros anotados e somente dois correrão: Set Lua (Carlos Antonio Platzeck); Heavenly Pride (Haras Nacional); Neuchatel (Coudelaria Barcelona); Armani (Stud TNT); Alakazan Alakazan (Stud Golconda); Baccelo (Stud B L); Avenger Of Light (Stud TNT); Baran (Stud Escorial); Desejado Zuca (foto) (Stud Alvarenga); e Fora do Ar (Stud Quintella & Genovesi).
De 1932 a 1960, o GP Jockey Club Brasileiro foi a 3ª prova da chamada temporada internacional do JCB, em 3.200 metros, grama, para produtos de 4 anos e mais idade. A partir de 1963 e até 2003, passou a nomear uma das etapas da Tríplice Coroa carioca: primeiro, até 1993, como a 3ª da mesma, em 3.000 metros, substituindo o nome do antigo GP Distrito Federal, que assim o foi até 1960; depois, de 1994 a 2003, tornou-se a 2ª prova, em 2.000 metros quando da reformulação do formato da mesma. E desde a adoção das provas de Grupo I, sempre ocupou neste período a esfera maior.
De 2004 a 2009, ou serviu de nome a provas sem características e chamadas diversas (2.000 metros, areia, 2.400 metros, grama etc…) ou simplesmente deixou de estar presente ao calendário carioca. Em 2010 voltou como prova de Grupo I e última etapa da Copa de Dois Anos, na milha, para produtos de 2 anos, o Criterium de Dois Anos.
Grandes nomes do turfe nacional já venceram a importante carreira, como: Escorial (Orsenigo e Escoa, por British Emperor); Adil (foto) (Epigram e Candid Lover, por Casanova); Albatroz (Trinidad e Myrthee, por Mesilim); Major’s Dilemma (Orbaneja e Doctor’s Dilemma, por Pherozshah); Heron (Formasterus e Tacy, por Tomy); Vândalo (Prosper e Roussette, por Bois Roussel); Quati (Taciturno e Quatiara, por Sin Rumbo); Embuche (Le Haar e Emocion, por Orsenigo); Elamiur (Xaveco e Vera Cruz, por Pharas); Sunset (Waldmeister e Lá, por Mat de Cocagne); African Boy (Felicio e Liselotte, por Maki); Old Master (Sabinus e Ice Queen, por Bonnard); Cisplatine (Janus II e Ocasião, por Waldmeister); Itajara (Felicio e Apple Honey, por Falkland); Super Power (Roi Normand e Joy Valley, por Ghadeer); e Plenty Of Kicks (Crimson Tide e Pleni Turbo, por Choctaw Ridge).
Por Fernando Lopes com Assessoria da Gerência de Turfe – fotos: Gerson Martins & Internet