Depois do décimo segundo lugar no Kentucky Derby (G1), vencido por Orb, e não disputar o Preakness Stakes (G1), ganho por Oxbow, Palace Malice deu um show na raia em Nova Iorque, neste sábado, 08 de junho, para levantar com sobras o Belmont Stakes (G1) batendo os dois ganhadores das etapas iniciais (Oxbow finalizou em segundo e Orb em terceiro).
Muito bem conduzido por Mike Smith, Palace Malice conquistou a segunda e mais importante vitória de sua campanha de oito saídas. Treinado por Todd Platcher, o animal criado por W.S. Farish e de propriedade para Dogwood Stable, é um filho do supercampeão Curlin (que foi segundo no Belmont Stakes em 2007 derrotado por Rags To Riches) e Palace Rumor, por Royal Anthem. Para os 2.400 metros, em pista de areia, o ganhador gastou 2min30s70.
Incognito e Revolutionary completaram o marcador. Unlimited Buget, Overanalyze, Vyjack, Golden Soul, Will Take Charge, Giant Finish, Midnight Taboo, Freedomn Child e Frac Daddy chegaram nas colocações seguintes da prova que deu ao vencedor um prêmio de U$ 1 milhão.
Pelo 35º ano consecutivo os americanos não conseguem ver um animal repetir a façanha de Affirmed, último Tríplice Coroado do turfe norte-americano, no ano de 1978.
por Fernando Lopes – foto: Internet