Um dos melhores fundistas do turfe carioca, Umbu fez estreia auspiciosa em Cidade Jardim, vencendo com sobras os 3.000 metros do Clássico Presidente João Sampaio (L.). A carreira, a 1ª após o triunfo maiúsculo de Gober no GP São Paulo (G1), foi uma das atrações da reunião festiva na capital paulista neste domingo 19 de maio.
Umbu acompanhou de perto o ritmo movido pelo voluntarioso Doctor Stoke, sempre em companhia de Las Ventas e Big Brutus. Uma pena que na reta oposta Gilson Ribeiro tenha perdido a estribação de Big Brutus e o animal do Haras Basano ficou alijado da competição. Ronaldão, Gambler, dois dos mais apostados, corriam afastados dos três primeiros. No meio da grande curva, Umbu desvencilhou-se de Las Ventanas e já trazia muito mais ação que o ponteiro Doctor Stoke.
Em plena reta final, tirado por Vagner Borges pela linha três, Umbu dominou sem luta a situação e abriu confortável vantagem para o disco. Vindo de longe e sem jamais ameaçarem o ganhador, Ronaldão passou para segundo e Gambler para terceiro. Além da Conta e Mundo Genial completaram o marcador.
Treinado no CT Vale da Boa Esperança pelo líder da estatística clássica do país, Dulcino Guignoni, Umbu é um 4 anos, filho de Know Heights e Dominance, por Dark Brown, criado pelo Stud TNT e de propriedade do Stud Acqua Azul. Na sua sexta vitória, a terceira do calendário clássico (duas no RJ), Umbu assinalou 3min06s668.
por Fernando Lopes – foto: Photochart JCSP