Atuando nas últimas posições e trazido no momento certo pelo experiente e talentoso José Aparecido, Joe Owen acaba de vencer, em irresistível atropelada, o Grande Prêmio Presidente da República (G1). A milha internacional do Festival do GP São Paulo, foi a sexta carreira da excelente reunião deste domingo, 19 de maio, no Hipódromo de Cidade Jardim.
Partida boa para 13 dos 14 concorrentes, uma vez que Ulrich pulou com pequeno atraso. Ligeiro, Lucky D’Eyjur tomou a ponta resolutamente. Vallin, Mr.Angra, Arkansas Sand, Edu Querido, Maltês, Airplus, Olympic Pantanal, Joe Owen, Vladivostok, Zeppelim, Ulrich, Um Chef D’Attaque e Gentleman vinham depois. Puxando um train de acordo com a categoria dos inscritos, Lucky D’Eyjur puxava a fila e Edu Querido e Arkansas Sand já melhoravam e o defensor do Stud Estrela Energia vinha muito fácil. Na nona colocação, Joe Owen esperava a hora certa para o bote.
Em plena reta final do GP Presidente da República (G1) 21013, Lucky D’Eyjur tornou-se presa mfácil para Edu Querido, que ao natural, sem ser exigido e com seu jóquei tirando os óculos, passou para a frente e tirou vantagem sobre o lote. Arkansas Sand não tinha ação para brigar e Mr. Angra não animava. Tirado além de meio de pista por José Aparecido, Joe Owen engrenou e mesmo atirando-se para dentro no início do tropel, conseguiu ajustar o galão e descontar a grande diferença que o separava de Edu Querido, agora exigido por Tiago Josué Pereira. Com ação avassaladora, Joe Owen passou sem luta para a ponta e colocou um belo G1 em seu turf-record. Edu Querido, em grande performance, formou a dupla. Olympic Pantanal e Airplus, confirmando a fama do Haras Regina sempre ir bem à milha internacional, foram terceiro e quarto colocados, respectivamente, cabendo a Mr. Angra o complemento do placar.
Apresentado no último furo por Luis Antonio Signoretti, Joe Owen é um 4 anos, filho de Christine’s Outlaw e Swiss Beauty, por Falcon Jet, criado pelo Haras Campestre e de propriedade do Stud Coral Gables. Em sua quinta vitória, a primeira nobre e logo de G1, Joe Owen congelou os cronômetros em 1min32s714.
por Fernando Lopes – foto: Karol Loureiro