Mais um aluno da Escola de Profissionais do Turfe, do Jockey Club Brasileiro, estreia neste final de semana no Hipódromo da Gávea, trata-se de Gutemberg Araújo Gomes da Silva, o G.Araújo dos programas. Com duas montarias na segunda-feira – Hydrus, na sexta-feira (04/05) fez forfait -, o jovem de 47 quilos e que foi trazido ao JCB por um amigo da família, Dominguinhos, que trabalha com o treinador Carlos Henrique Coutinho, estreará oficialmente no maior hipódromo do país no dorso de Capitan Pirata e Coconut, ambos treinados por Victor Paim.
Carioca de Vila Isabel, com 17 anos, Gutemberg é um dos quatro filhos do casal Gutierrez e Lucinaides e seu contato com os cavalos vem de alguns passeios na infância a Saquarema, região litorânea do Rio de Janeiro. Na EPT desde 15 de março de 2011, há cinco meses o jovem já trabalha nas raias do Jockey Club Brasileiro desde o final do ano que passou. Ajudando diversos treinadores, é o paranaense Jairo Borges quem mais tem dado oportunidades de ir pegando experiência na raia a Gutemberg.
Gutemberg tem como ídolos os jóqueis Marcelo Soares e Ilson Correa. Ambos com dificuldades para manter o peso, pois são altos e com a ossatura pesada, por isso o aprendiz de 4ª categoria sabe da importância do Serviço de Nutricionistas que a Gerência de Turfe, responsável pela EPT, implantou na Escolinha: “A gente vê a dificuldade dos outros jóqueis em tirar peso, correndo, fazendo sauna e até deixando de comer. As nutricionistas controlam nossa alimentação, o que tem facilitado bastante, pois a nossa rotina é bastante pesada e ter uma alimentação controlada é superimportante”.
Texto e foto: Fernando Lopes
DEIXE O SEU COMENTÁRIO