Em dia de festa no turfe argentino, com a realização de cinco provas de G1 no Hipódromo de Palermo, cuja atração principal é o Gran Premio Republica Argentina (2.000 metros, areia) , o turfe brasileiro se fez representar com uma bela vitória na primeira carreira de graduação máxima do dia.
Treinada pelo brasileiro José Luiz Aranha, Tan Gritona manteve-se invicta com belíssimo triunfo – após fantástica atropelada – no Gran Premio Jorge de Atucha (G1), em 1.500 metros, pista de areia. Enfrentando nove adversárias, a castanha chegou ao espelho com 1 corpo e meio de vantagem sobre Emperadora.
Uma filha de Full Mast e Sallustiana, por Manipulator, Tan Gritona, de criação e propriedade do Haras Gran Muñeca, é uma 2 anos, agora com duas vitórias em igual número de performances, foi muito bem conduzida por Brian Enrique e parou os relógios em 1min27s27.
Profissional de sucesso no Brasil, José Luiz Aranha radicou-se no turfe argentino, trabalhando primeiramente com os animais do Haras Phillipson, do presidente do JCSP, Benjamin Steinbruch. Após um período de labuta no turfe uruguaio (durante a pandemia do Covid-19), Aranha voltou para a Argentina e hoje treina os animais do Haras Gran Muñeca. Seu talento para treinar um PSI já está lhe rendendo ótimas conquistas e a prova de G1 hoje mostra que o profissional está no caminho certo para fazer ainda mais sucesso no supercompetitivo turfe portenho.
Parabéns!
por Fernando Lopes