Em franca evolução e confirmando as expectativas do seu staff e do público apostador, que o elegeu favorito, Limeira suportou o ataque do então invicto Livorno para vencer o Grande Prêmio Mario de Azevedo Ribeiro (G3) e assumir a liderança entre os potros de 2 anos do turfe carioca. A carreira, uma das mais tradicionais entre os animais da nova geração no Hipódromo da Gávea e um dos destaques da jornada do domingo, 17 de abril, foi realizada em 1.400 metros, grama pesada.
Na partida, Gigante da Colina largou para dentro e, tanto Livorno, quanto Killiboy, sobraram para os últimos postos. Loyalty pulou limpo por dentro e assumiu a ponta. Logo, o alazão Gigante da Colina posicionou-se ao seu lado. Limeira, aberto, Livorno, na cerca, vinham a seguir, com Killiboy fechando o pequeno lote. Gigante da Colina pegou a dianteira e Limeira passou pra segundo, com Loyalty ficando para terceiro. Aos saltos na grande curva, Livorno aproximava-se. Killiboy progredia pelo interno da pista.
Na hora da decisão, acionado por Marcelo Gonçalves (impecável no dorso do ganhador), Limeira tomou conta da situação e colou na cerca móvel de 3 metros. Livorno em rápidos galões assumiu o segundo lugar e começou a caça ao ponteiro. Livorno parecia ter mais ação, mas Limeira mostrou-se valente. Os dois brigaram por 400 metros e no disco, Limeira manteve a primeira colocação, em belo triunfo. Livorno caiu de pé. O potro do Stud Doce Ilusão formou a dupla, produzindo mais uma ótima performance. Loyalty, Killiboy e Gigante da Colina chegaram na sequência.
Preparado na Gávea pelo excelente Teofilo Oliveira, Limeira é um 2 anos, filho de Hat Trick e Ventura Baby, por Belo Colony, criado pelo Haras Santa Rita da Serra e defensor do Stud Escorial, de José Hamilton Mandarino. Na sua segunda vitória, a primeira na esfera nobre, Limeira parou os relógios em 1min26s32.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP MARIO DE AZEVEDO RIBEIRO (G3)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli