No domingo, 06 de abril, o Jockey Club Brasileiro, pela quarta vez, realiza o Grande Prêmio Alfredo Grumser (G3), em 1.000 metros, pista de grama.
Oito competidores estão anotados, na carreia vencida em suas primeiras edições por: In Essence, do Haras Santa Maria de Araras, cujo piloto envergou a vitoriosíssima farda do Haras Doce Vale, em 2023 por Justiceiro Colt (Stud 5 Amigos), que busca o bicampeonato em 2025, e Roda Gigante (Haras Figueira do Lago), no ano passado. São eles:
Eletrizante Dollar (Haras Rio Iguassu), Jet Class (Stud Instante Mágico); Mandrake (Stud H&R); Justiceiro Colt (Stud Legado); Tenuta Poggione (Haras do Morro); John do Jaguaretê (Stud Boa Estrela) e Vivi Magique (Haras Doce Vale).
O clube carioca faz uma justíssima homenagem ao fundador do Haras Doce Vale, que faleceu em 1º de setembro de 2021, nos EUA.
Criador, proprietário e um grande apaixonado pelo cavalo de corridas e pelas corridas de cavalo, Alfredo, desde a década de 70, com o seu Stud Grumser, esteve fortemente ligado à atividade.
Have Fun, For Merit – um filho de Depressa, o primeiro garanhão de Grumser, pai também do ótimo Corintho – foram alguns dos defensores de suas sedas marrom e bege em quadrados e boné marrom.
No começo da década de 90, Grumser adquiriu as terras, reprodutores e matrizes do Haras Inshalla, para o seu Haras Doce Vale, fundado em 1987 e usando a antiga farda de Roger Guedon (branco, cinto, braçadeiras encarnadas e azuis), alavancando o que seria um dos importantes pilares da história turfística no país, com cavalos vitoriosos nas principais provas do Brasil e também no exterior, com sua criação emprestando enorme classicismo ao turfe nacional.
Entre as matrizes do recém-adquirido Inshalla estava Court Lady, a responsável pela melhor linha materna do Doce Vale e mãe de Double Trouble (ganhadora do Santa Maria H. (G1) nos
EUA) e Onefortheroad (Ghadeer) primeira colocada em cinco provas, a melhor o GP Diana (G1), em São Paulo.
Quando enviada para a reprodução, Onefortheroad mostrou-se ainda mais espetacular e produziu, entre outros:
Flymetothemoon (Roi Normand), ganhador do GP São Paulo e do GP Linneo de Paula Machado (G1);
Éissoaí (Roi Normand), campeã do GP Diana (G1);
Bye Bye Caroline (Royal Academy) mãe de Pimper’s Paradise (Put It Back) vencedor do GP Brasil (G1) e da Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (G1), um dos grandes cavalos do século XXI.
Chérie Gigi (Roi Normand) mãe de Nostalgie (Fluke) campeã do GP Margarida Polak Lara (G1) – Taça de Prata.
I’m A Lady (Wild Event), que produziu Perigoosa (Public Purse), primeira colocada do GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1).
Ay Caramba (Roi Normand), o melhor no GP Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (G1) e ganhador de G3 nos EUA.
Na reprodução, Ay Caramba produziu My Chérie Amour (Buy Me Love), campeão do GP Brasil (G1), e I Scream (Uff-Uff), vencedora do GP Diana (G1), em São Paulo.
Outra filha de Buy Me Love, No Regrets deu ao Doce Vale a glória da Tríplice Coroa, em 2017, com os triunfos nos GPs Henrique Possolo, Diana e Zélia Gonzaga Pexoto de Castro.
O pai de No Regrets, Fluke, venceu dois G1 nos EUA (Citation Handicap e Frank E Kilroe Mile S.) e sua mãe, Buy Me Love produziu o já citado My Chérie Amour, além dos ótimos Kijolieamour (Northern Afleet) e Grapete Repete (Know Heights).
Quartier Noir (Bright Again/Danseuse Etoile, por Locris), ganhador de 11 provas, entre elas dois G1 (ABCPCC e Proclamação da República), em Cidade Jardim, também ajudou a pavimentar a história de sucesso do Haras Doce Vale.
No Derby Day, o Doce Vale está muito bem representado. Vitruvian (foto), ganhador do GP J.Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (G1), está anotado no GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro – Araras Blood & Power (G1) como um dos nomes fortes da competição. To Sir With Love e Underpants figuram entre os mais fortes concorrentes do GP Antônio Joaquim Peixoto de Castro Jr, (G2). Além da já citada Vivi Magique, anotada no GP Alfredo Grumser (G3).
Alfredo alcançou o ápice do orgulho e da felicidade, com seus cavalos, algo tão genuíno que somente os verdadeiros apaixonados pelo Esporte dos Reis conseguem desfrutar.
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli & Internet