O Matungão – Por Marco Aurélio Ribeiro » Jockey Club Brasileiro - Turfe

O Matungão – Por Marco Aurélio Ribeiro

Tem os pés ligeiros e sempre dá alegria
Ter um craque é o sonho de todos. Conseguir um é o feito de poucos. Mas quem não gostaria de ter um cavalo de boa qualidade, excelente ganhador, inclusive de provas de grupo e clássicos. Um cavalo que chegasse aos 5 anos com 29 apresentações e oito vitórias. Qualquer proprietário adoraria. Poderia dizer que não tem um craque, mas um cavalo “bom pra caramba”. Este é o caso do fiel e muito corredor Fast Feet, que no feriado venceu com autoridade a Prova Especial Profissionais do Turfe, em 1.600 metros, grama encharcada. Mais uma direção precisa de Marcelo Cardoso, que no momento, ao lado de Venâncio Nahid forma uma parelha que faz mais sucesso que qualquer dupla sertaneja de Goiás. O ganhador, filho de Redattore e Volantera, criado pelo Haras Ponta Porã, pertence ao Stud Roberto Gabizo de Faria. A ressaltar na prova a brilhante atuação de Horatius, uma inscrição ousada de Beto Solanés que deu mais do que certo. Uma campanha bem traçada é outro detalhe fundamental para qualquer corredor. Muitas vezes “fugir das feras” dá um resultado mais do que satisfatório. Muito melhor vencer um clássico ou prova especial do que encher o peito e dizer que entrou sétimo em Grupo I.

Dupla que está virando rotina

O destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Moacyr de Carvalho, em 1.000 metros, grama. A carreira marcou mais um encontro entre a argentina Que Clase, do Haras Santa Maria de Araras e a alazã Bárbara do Truc, do Stud Turfe. Na oportunidade anterior, quando as duas se enfrentaram, a pequenina do meu amigo Sérgio Livramento levou a melhor. Desta feita, dando peso à adversária, a filha de Red Runner foi derrotada pela adversária, com autoridade. São duas ótimas éguas e, certamente, irão se enfrentar novamente. Gostaria de ver as duas peso a peso. A ganhadora contou com a direção sempre calma e tranquila de Jean Pierre, que esperou a hora certa para vencer. O preparo, sempre irretocável, de Roberto Morgado Júnior.

Uma vitória convincente

A principal atração da corrida do último sábado no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Mário Jorge de Carvalho, em 1.300 metros, grama. Apresentado em ótima forma por Carlos Henrique Coutinho e bem conduzido por Marcos Mazini, Óleo Leve foi o ganhador, com firmeza. Derrotou o favorito Olympic Pantanal, que tropeçou logo após a partida e deixou, no lance, a chance de, pelo menos, brigar pela vitória. O ganhador, que obteve a terceira conquiista
na Gávea, em quatro apresentações, é filho de Thunder Gulch e Hingis, criação do Haras Old Old Ffriends e propriedade do Haras The Best, do Reynaldo. Ainda no sábado, foi anunciada a contratação de Mazini pela coudelaria. Que venham mais vitórias.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Se você obedece a todas as regras acaba perdendo a diversão.” (Bob Marley)
Rapidinhas

* Semana passada escrevi sobre o bom momento do Walber Alencar. Esta semana mandou mais duas para o barbante, com Milgauss e Majórica. Tem trabalhado muito e merece mais oportunidades.

* A nova geração do Stud TNT está voando, tanto na Gávea como em Cidade Jardim. O leilão de toda a geração 2010 vai ser um sucesso estrondoso, podem apostar nisso.

* Semana das mais proveitosas para o excelente treinador Darci Minetto, que tem obtido ótimos resultados no CT Paraíso. O colorado merece todo o sucesso, pois é um grande profissional e um amigo de todos.

* Marcelle Martins segue seu caminho de vitórias e tem dado ótimas direções. As oportunidades aparecem seguidamente e a menina não desperdiça.

* Um eterno dilema para o meu Tanios. A gente inscreve em distância maior e o páreo não forma. Aí, tem que correr o que há, ou seja, distância curta. O que acontece? Sempre falta chão. Quando ele começa a correr o páreo acaba. Mas está sempre chegando e pagando a comida. Uma hora ele ganha.

* Mais uma vitória do Stud Turfe Paixão na Gávea: Rareriroru, para a alegria do Guilherme Genzini. Capitão Olímpico e Del Ciel voltam logo logo.

* A estreia da farda em Cidade Jardim vai demorar um pouco. Hors Saison teve um probleminha e o estou trazendo pra Gávea. Mas logo providencio um para ver a farda no Hipódromo Paulistano.

* Por falar em Cidade Jardim está chegando o GP São Paulo, festa maior do turfe bandeirante. Outra coisa, muito bacana a homenagem ao Lima Duarte. Parabéns pela iniciativa.

* Vice, de novo.

O MATUNGÃO VIBROU
sto de ver a casa cheia e no próximo domingo, com a realização da terceira etapa da Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira, certamente o hipódromo irá receber um ótimo público. Familiares e amigos dos participantes sempre comparecem para torcer e realmente a gente vibra, relembrando os velhos tempos, quando a Gávea recebia um grande público. Desta vez o valente Chico volta mais preparado e garante que não vai, literalmente, “cair do cavalo”. O bom é que gente nova toma conhecimento do turfe e acaba voltando. A renovação é mais que necessária para o futuro deste esporte tão empolgante. A mídia sempre reserva um espaço para eventos como este. Tomara que o dia seja de sol e a festa de mais uma prova de amadores seja emocionante.

O MATUNGÃO APLAUDE

Ninguém esquece da grande tragédia que ocorreu em janeiro de 2011, quando foi praticamente destruído o Vale do Cuiabá. O tradicional centro de treinamento do Vale da Boa Esperança, o primeiro da serra, obra do visionário Júlio Cápua, foi arrasado pelas chuvas. Poucos acreditavam na recuperação do lugar. Mas, num trabalho árduo de Fábio Cápua, seus irmãos, o engenheiro Paulo Nania e um grupo de abnegados profissionais, o CT foi reconstruído e ficou ainda melhor do que era. A pista é nova, com volta fechada de 1.100 metros e a capacidade aumentou para 147 boxes. Com uma infraestrutura bem mais segura e moderna, o centro de treinamento está pronto. E partir deste mês vai alojar os pensionistas do campeão Dulcino Guignoni, que está deixando o CT Mondesir. O matungo aplaude a dedicação dos descendentes daquele que abriu o caminho para a preparação na serra e que novos craques como Much Better, Falcon Jet e tantos outros saiam de lá para brilhar nas pistas do Brasil e do mundo…Chega!

Transcrito do blog O Matungão

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo