Surgindo na hora certa e conduzido com maestria pelo internacional Tiago Josué Pereira, Energia Destaque acaba de vencer a Prova Especial Sebastião Ferreira. O páreo, disputado em 2.100 metros, pista de areia, foi o principal destaque da jornada desta segunda-feira, 15 de abril, e marcou o encerramento do Meeting do Derby 2013, que teve seu ponto no domingo com as vitórias de Abidjan (Haras Santa Rita da Serra) no Stud TNT – GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1) e Mojito (Stud Alvarenga) no Stud TNT – GP Cruzeiro do Sul – Derby (G1), no Hipódromo da Gávea.
Partida excelente para todos os oito competidores. Voluntarioso, Dutch Harbor (Stud Red Rafa) largou de “acelerador no fundo” e resolutamente tomou a dianteira. Energia Descartes (Haras Estrela Energia), Valiente Y Guapo (Stud TNT), Doutor Marcos (Stud Red Black), Energia Destaque, Viento Del Sur (Stud Azul e Branco), Salgueiro (Stud Be Happy) e Souchard (Sinval Domingues de Araújo) vinham depois. Floreando e puxando um ritmo aceso, Dutch Harbor abriu três, quatro, cinco corpos sobre o segundo colocado Energia Descartes na reta oposta. Pouco antes da reta oposta, Dutch Harbor ainda tinha confortável folga na frente. Energia Destaque, e Viento Del Sur começaram a aproximar-se de Energia Descartes, Doutor Marcos e o favorito Valiente Y Guapo.
Na reta final, Dutch Harbor resistia de longe à tentativa de aproximação dos rivais e chegou a dar muita fila de vitória. Todavia, nos últimos 150 metros, Dutch Harbor começou a pular no lugar e o pelotão apresentou-se, tendo Energia Destaque na frente e Salgueiro no seu encalço. Os dois passaram pelo ponteiro nos últimos pulos e a vitória ficou com Energia Destaque, que deixou Salgueiro na dupla e Dutch Harbor em terceiro. Souchard e Viento Del Sur completaram o marcador.
Trazido do Centro de Treinamento Estrela Dalva em grande estado por Givanildo Duarte, Estrela Destaque é um 4 anos, filho de Sulamani e Bear Hunter, por Infamous Deed, de criação e propriedade do Haras Estrela Energia. Na sua segunda vitória, a primeira do calendário clássico, Energia Destaque assinalou para os 2.100 metros, areia pesada, 2min18s01.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins