Henderson Fernandes foi o destaque da semana ao vencer as três provas clássicas do Meeting na areia, com Koppenhagen, Efetivo Bull e Zanda. Vale salientar que o piloto também venceu o GP Brasil com George Washington e foi Tríplice Coroado com a exportada Janelle Monae. O piloto está em grande fase!
O cavalo Olympic Jhonsnow, do Haras Regina, acabou sentindo e seus interessados optaram por encerrar sua campanha nas pistas. Existe a possibilidade de ser encaminhado para reprodução. O exímio milheiro vencedor das milhas internacionais na Gávea e Cidade Jardim, é filho de Agnes Gold e aguarda algum haras interessado para fomentar a criação nacional.
As seletivas da Copa Precocidade e Velocidade da ABCPCC prometem estremecer as pistas dos Hipódromos do Cristal (10/02), Tarumã (11/02), Cidade Jardim (12/02) e Gávea (13/02). A grande final será realizada dia 19 de março. O festival é destinado somente a potros inéditos da Geração 2019. A dotação estimada para a distribuição de prêmios é R$700.000,00 (setecentos mil reais).
O cavalo Mapa Mundi, de propriedade do Stud Xeque Mate, irá correr o GP Ramirez, dia 6 de Janeiro, e terá a direção de Acedenir Gulart, em Maroñas. O cavalo está sendo treinado pela sua irmã Josiane Gulart. Boa sorte!
O jóquei N.A.Santos, radicado em Cidade Jardim, está indo para Gávea. O bom jóquei está sendo contratado pelo Stud Revolution, de Cristiano Córdova do Nascimento.
O cavalo Oceano Azul, do Haras Figueira do Lago, treinado por D.Guignoni, reaparecerá no GP José Buarque de Macedo (G3-1600mG), dia 16 de Janeiro, preparatória para a primeira prova da Tríplice Coroa.
A égua Jamberly, que pertence ao Stud Embalagem, treinada por D. Guignoni, reaparecerá no GP Roger Guedon (G3-1600mG), dia 16 de janeiro.
O cavalo Glory War, de Ricardo Correia e Raul Correia, chegou muito bem na Gávea, após a bela corrida na Pegasus Brasil no Tarumã. O cavalo está sendo preparado para estrear em pista de grama na Prova Especial Wild Event (1500mG), dia 16 de Janeiro. Se for bem deverá ser inscrito na Tríplice Coroa em fevereiro. Seu treinador é J.A.Lopes. Acima, o vídeo de sua vitória no Protetora 2021.
A égua Caribbean Time, do Stud Best Friends, está sendo muito procurada por criadores para reprodução. Seu proprietário, Sr. Sérgio Mesquita, informa que ela deverá ser inscrita no Clássico Antônio Carlos Amorim (L.-1600mG), grama, dia 30 de Janeiro.
O cavalo Efetivo Bull, de propriedade do stud Happy Again, e criado pelo modelar Haras Nijú, na areia corre de verdade. Sem Fenil e sem Lasix, marcou 72′, obtendo a décima quarta vitória em sua brilhante campanha. Excelente trabalho do treinador Álvaro Castillo, que anda em grande fase.
O treinador Luiz Henrique Vieira adquiriu a égua Ourinho da Mamãe, para seu proprietário Rodrigo Weber. Vale salientar que a última vitória dela foi aos seus cuidados, ou seja, a boa filha a casa torna. O bom treinador está animado e devera obter mais animais na sequência aos seus cuidados.
Julio Cezar Sampaio venceu cinco carreiras na semana, destacando-se entre os treinadores do turfe carioca.
Outro destaque ficou por conta do bom treinador Flávio Guedes e sua valorosa equipe. O profissional venceu duas carreiras na terça-feira e manteve em alta a farda do turfman Marcus José Andrade da Cunha, que é o proprietário de Cyrus Storm, recente vencedor da Pegasus Brasil, no Tarumã.
O jóquei Fausto Henrique, que estava radicado em Macau, agora está nos Estados Unidos. O bom jóquei montará no Hipódromo de Turf Paradise, o qual podemos assistir através do site de apostas do JCB. Ele, que iria estrear somente na próxima semana, acabou substituindo uma montaria e venceu. Começou com o pé direito, o popular Faustinho!
O Hipódromo do Tarumã a partir de 2022 fará duas reuniões mensais. Os potros da nova geração estão dando o que falar no Turfe paranaense.
Por falar em potros da nova geração, o GP Turfe Gaúcho deverá ter mais de 20 animais inscritos no Hipódromo do Cristal.
O treinador Marcelo Palhares, o popular “Boloinha”, está agora no CT Júpiter. Os treinadores Marcos Aurélio e Edson Ricardo já estão no CT Vale do Marmelo.
O jóquei T.J.Pereira já está em Arkansas, Estados Unidos e deverá estrear dia 1 de Janeiro, no Hipodromo de Oaklawn Park, assinando cinco montarias. Boa sorte ao popular TJ!
A potranca Chave Mestre, da Coudelaria Esmeralda, vai correr dia 16 de Janeiro o GP Roger Guedon (G3-1600mG), preparatória da Tríplice Coroa e será pilotada por M.Gonçalves. Outro animal treinado pelo competente R.Morgado Neto, Regal Eurus, da Coudelaria Monte Parnaso, irá atuar no GP José Buarque de Macedo (G3-1600mG), na mesma data, e também será pilotado por Marcelo Gonçalves.
A égua Kimberly, da Coudelaria Monte Parnaso, que venceu na estreia em pista de areia, está sendo preparada para correr na grama, em breve.
A barbada da semana é a égua estreante “Viva 22″ que entrará nos boxes no sábado, às 00:00h. Se confirmar as expectativas deverá ser bem melhor que o irmão materno “Já foi 21”.
Feliz Ano Novo a todos turfistas, profissionais do Turfe, proprietários, criadores e cavalariços. Que 2022 seja repleto de muita saúde, sucesso e, que ocorra melhoras para o esporte que tanto amamos.
por Leandro Mancuso