Pulverizando o recorde de Albatroz, o mais antigo do Hipódromo da Gávea (16/08/1942), Dubone deu um show na pista de grama ao vencer, aos “esbarros”, a Prova Especial Coaraze – 2ª Etapa da Taça Quati. Uma das atrações da jornada deste sábado, 13 de abril, no Hipódromo da Gávea, a carreira foi disputada em 2.800 metros.
Partida excelente para os cinco competidores. Como de hábito, Jess Owens pulou na dianteira, seguido por Olympic Leader. Voador, Vinho Branco e Dubone vinham a seguir. Sem grandes alterações no panorama, Jess Owens mandava no páreo. Na reta oposta, na seta dos 1.300 metros, Vagner Borges deixou Olympic Leader “andar” e tomou a ponta. Dubone começou a melhorar aberto e de golpe passou para terceiro.
Ao entrarem pela reta final, na sua segunda passagem, Olympic Leader resistiu pouco ao tropel de Dubone que passou de viagem e saiu abrindo vantagem para o disco em êxito autoritário. Dalto Duarte passou os últimos 150 metros apenas afagando seu pilotado. Olympic Leader formou a dupla. Vinho Branco, Voador e Jess Owens chegaram depois.
Preparado por Dulcino Guignoni no Centro de Treinamento Vale da Boa Esperança, Dubone é um 4 anos, castanho, filho de Nedawi e Igara, por Know Heights, criado pelo modelar Stud Eternamente Rio e defensor do Stud Baião. Ao assinalar 2min49s73, Dubone baixou em 2s67 o recorde de Albatroz (2min52s40), conforme dito no início do texto, o mais antigo em vigor no prado carioca.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins